São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Técnico copia a filosofia de Scolari na seleção e não sabe qual Palmeiras colocará em campo contra o Atlético-MG

"Família Murtosa" terá rodízio de atletas

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Murtosa continua a seguir os passos de Luiz Felipe Scolari. Assim como seu mentor, a "família Murtosa" também não terá só 11 titulares.
Pelo menos por enquanto, o Palmeiras deve sofrer um rodízio de atletas, como ocorreu com a seleção brasileira pentacampeã mundial. Por isso, hoje, às 16h, contra o Atlético-MG, no Parque Antarctica, Murtosa pode apresentar novidades no time.
"Eu não posso decidir nada ainda. Tenho um elenco novo nas mãos e ainda o estou avaliando", afirmou o treinador, que na quinta-feira surpreendentemente escalou o meia Juninho no lugar do atacante Nenê, que vinha sendo o principal atleta palmeirense até então, na equipe que bateu o São Caetano por 3 a 2.
Da mesma forma, na Copa-2002, Scolari fez experiências em sua "família". Só encontrou o time ideal após a primeira fase da competição, depois de muitas idas e vindas, principalmente no setor defensivo.
Tanto é que, dos 23 jogadores da seleção no Mundial deste ano, 21 foram utilizados pelo treinador no torneio da Ásia.
Sem conhecer bem a maioria de seus atletas, Murtosa tem conversado separadamente com cada um deles após os treinos.
"Outro dia falei com o Leonardo, e ele me disse que já havia atuado no meio-campo pelo Botafogo-RJ. Agora já sei que posso escalá-lo nesse setor", declarou o treinador, ressaltando que essa situação "não é a ideal".
"Eu não tenho mais tempo. Tenho jogos e preciso obter resultados", afirmou Murtosa.
Enquanto não define seus preferidos, o treinador disse que armará o time palmeirense de acordo com as características dos adversários, como ocorreu na partida diante do São Caetano.
"A ciência de um jogo é você conhecer o adversário e saber como vai enfrentá-lo. O Atlético-MG é um time bem dirigido pelo Geninho, mas tenho mais algumas horas para estudá-lo", afirmou.
Embora faça mistério em relação à escalação, disse que, pelo menos, seu esquema tático já está definido. O treinador pretende armar a equipe no 4-3-3 "com variações", centralizando o jogo no lateral paraguaio Arce.
Os jogadores dizem aprovar os métodos do treinador, principalmente aqueles que já trabalharam com ele em 2000 no próprio Palmeiras, como Marcos, Arce, Juliano, Tiago Mathias e Juninho -os três últimos, esquecidos por Wanderley Luxemburgo, foram "ressuscitados" por Murtosa.
"O Palmeiras melhorou muito com a chegada do Murtosa. Vimos uma equipe diferente da dos dois primeiros jogos", disse o goleiro Marcos, pentacampeão mundial com Scolari e Murtosa. "Ele colocou o Arce na lateral. Ele também deu oportunidade para o Juliano e para o Tiago Mathias."


NA TV - Record (só para o PR), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Vasco busca reação em GO
Próximo Texto: Técnico tenta moldar de novo equipe a Arce
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.