São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY

Categoria corre pela 1ª vez em "circuito da F-1"

DA REPORTAGEM LOCAL

Líder cada vez mais isolado da Indy na temporada e largando da pole position, Cristiano da Matta não deve ser o único centro das atenções hoje, no GP de Montrèal.
A partir das 15h (horário de Brasília), as equipes disputarão pela primeira vez uma corrida no circuito Gilles Villeneuve, famoso por receber desde 1978 o GP do Canadá de F-1 -esta é a primeira vez que as categorias correm na mesma pista em uma temporada.
Mas uma comparação entre as duas, no entanto, não apresenta surpresas: os carros da F-1 são cerca de 7s mais velozes. No treino de ontem, por exemplo, Da Matta ficou a 6s108 da marca obtida por Juan Pablo Montoya ao ficar com a pole para o GP de F-1.
A explicação para a diferença é simples: os carros da Indy são mais pesados, menos potentes e equipados com motores turbo, que demoram mais tempo para reagir à aceleração do que os propulsores aspirados, usados na F-1.
"Acho que uma das principais diferenças entre as duas categorias é que na Indy as equipes são bem mais parelhas", diz Da Matta. "Na Indy, pelo menos cinco times têm chances reais de vencer."
Dos pilotos da Indy, quatro correram de F-1 em Montrèal: Michael Andretti, Christian Fittipaldi, Shinji Nakano e Tora Takagi.
Ontem, Da Matta garantiu a pole com 1min18s959. O escocês Dario Franchitti foi o segundo mais rápido, com 1min19s334. Bruno Junqueira larga em terceiro.


Texto Anterior: IRL: Líderes tentam se distanciar em Saint Louis
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Tottenham contrata meia brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.