São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura libera o começo das obras na Arena Palestra

Principal empecilho para o novo estádio do Palmeiras, estudo ambiental é aprovado

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

A Prefeitura de São Paulo abriu caminho para que a Arena Palestra, estádio do Palmeiras, seja erguida.
A Câmara Técnica do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Relatório de Impacto de Vizinhança (Rivi) do projeto palmeirense, que deve ser publicado no "Diário Oficial" na próxima semana e que será enviado para a Secretaria de Habitação.
Então, o órgão emitirá o alvará para o início das obras. O licenciamento ambiental para a construção da Arena Palestra dependia só da resposta da WTorre sobre o Rivi.
O parecer prevê exigências e recomendações que deverão ser obedecidas nas obras e na operação do estádio.
Uma das orientações é o combate às enchentes por meio de contenção das águas pluviais, para prevenir o agravamento dos problemas de drenagem daquela região.
Quanto ao barulho, foi aceito o estudo de ruídos apresentado pela WTorre, condicionado à apresentação de possíveis atenuantes durante a obra. Finalizado o projeto, o estádio, em pleno funcionamento, deverá cumprir as metas do estudo apresentado pela empreiteira.
Com o problema burocrático superado, a arena enfrenta obstáculos de outras espécies, como uma investigação do Ministério Público. Moradores da área provocaram a abertura do inquérito.
Apesar de a promotoria não ter o poder de vetar a prefeitura, a investigação prosseguirá. Caso seja detectado algo não contemplado por WTorre e prefeitura, esclarecimentos serão requisitados.
A questão do seguro da Arena Palestra ainda não foi dirimida. A escritura provisória, já assinada, corre o risco de perder a efetividade.
Até da parte dos palmeirenses o projeto tem adversários. A oposição diz que, se vencer a eleição no ano que vem, a nova diretoria poderá renegociar o contrato com a WTorre. Conselheiros da comissão que trata da arena reclamam que até agora não tiveram acesso ao contrato.


Texto Anterior: Flamengo aposta na boa fase do ataque
Próximo Texto: Foco: Entorno do Engenhão festeja vendas, mas aponta descaso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.