São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Miranda vive sua temporada mais violenta

DE SÃO PAULO

Desde que chegou ao São Paulo, em 2006, Miranda é sinônimo de zagueiro limpo, técnico e confiável.
Em sua passagem pelo Morumbi, conquistou títulos, acumulou convocações para a seleção e ganhou prestígio. Só não foi vendido no ano passado porque Juvenal Juvêncio recusou uma proposta de 12 milhões pelo zagueiro.
Mas o Miranda de 2010 é apenas um sombra do jogador de um passado recente.
O camisa 5 caiu de rendimento, ficou fora da Copa da África do Sul, foi ignorado pelos grandes clubes da Europa na última janela e passou a receber cartões como nunca em sua carreira.
Contra o Goiás, ele cumpre sua terceira suspensão por amarelos no Brasileiro. Segundo o Datafolha, já são nove punições em 16 duelos. Ou seja, Miranda recebe um cartão a cada dois jogos.
Até então, sua temporada mais violenta havia sido a de 2009, quando foi advertido dez vezes em 28 participações (cerca de um cartão a cada três partidas).
"A gente tem agora um esquema de jogo diferente, que dificulta um pouco para os defensores. Nossa equipe perdeu um pouco o poder de marcação. Estamos ficando mais expostos", justificou o zagueiro.
Os números atuais contrastam, e muito, com os da melhor fase de Miranda.
Em 2007 e 2008, o defensor teve médias inferiores a 0,15 amarelo por partida. Curiosamente, naqueles tempos, ele cometia mais faltas do que agora.
No atual campeonato, Miranda faz apenas 1,25 infração por rodada disputada. É o menor índice de sua carreira -só a marca de 2004, quando defendia o Coritiba, fica próxima (1,32).
"Enquanto alguns zagueiros fazem quatro faltas e não levam cartão, eu cometo uma e sou punido. Os juízes se protegem com cartões. Marcam pênaltis inexistentes e dão o amarelo para justificar o erro", declarou o zagueiro.
Foi exatamente um pênalti polêmico contra o Guarani que tirou Miranda da partida de hoje.
Sérgio Baresi ainda não anunciou seu substituto: Xandão ou Samuel. Diogo e Carleto disputam vaga na lateral esquerda, já que Richarlyson é outro que cumprirá suspensão hoje. (RR)


Texto Anterior: Baresi cresce em semana "ideal"
Próximo Texto: Italiano: Inter e Roma se reencontram em momentos distintos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.