São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians pega rei do 2º turno

Em ascensão, Cruzeiro já soma mais pontos no returno do que na primeira metade do Brasileiro-09

Alessandro e Ronaldo, que voltam de suspensão, e Edu, na vaga de Marcelo Mattos, são as novidades do time paulista, que tenta engrenar

SANDRO MACEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto um clima mais tenso domina os CTs de Palmeiras e São Paulo, times que lutam pelo título, ou, no mínimo, pela Libertadores, o Corinthians parece navegar em águas calmas, visto a descontração dos jogadores antes da partida diante do Cruzeiro, hoje, às 18h30, no Pacaembu.
Apesar da 11ª colocação no Brasileiro-09, o fato de o time ter a vaga garantida no principal torneio sul-americano explica a atual paz corintiana.
Até o treinador Mano Menezes, que criticou a apatia do time em alguns momentos, voltou ao bom humor após a boa vitória contra o Grêmio, em jogo da rodada retrasada.
O técnico tem reiterado ultimamente que não falta motivação e cita que os resultados ruins no segundo turno não são exclusividade corintiana. "Esse campeonato está desmentindo algumas teorias. Cada um passa por diferentes períodos, alguns rendendo mais, outros menos."
O adversário de hoje, porém, tem a melhor campanha do segundo turno. Com as oscilações de Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Internacional, o Cruzeiro, com 45 pontos, já está a quatro da zona de classificação para a Taça Libertadores.
Faltando ainda oito rodadas para o fim do campeonato, o time de Minas Gerais já acumula mais pontos na segunda metade do Brasileiro (23 a 22).
O Corinthians, por sua vez, somou apenas 14 pontos no returno, três a mais que o Fluminense, pior time da competição no período, e no geral.
Mas o bom momento do rival não incomoda ao técnico corintiano, que usa um provérbio de cassino para profetizar um bom resultado: "A banca paga e recebe. Quando você está muito tempo fazendo resultado positivo, está mais próximo de ter um negativo", afirmou Mano, para depois emendar: "Mas essa é só a teoria da banca".
Para quebrar a banca, o técnico terá alguns trunfos. Sua principal formação ofensiva será escalada, com Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.
Alessandro, que cumpriu suspensão na derrota contra o Sport, em Recife, na rodada passada, volta ao time.
No meio, Edu será o companheiro de Elias e Jucilei. O volante entra no lugar de Marcelo Mattos, que deve ficar cerca de três semanas afastado após sentir uma contusão no músculo adutor da coxa esquerda.
"Nós três temos características semelhantes. Mas, se precisar que jogue um pouquinho na frente, eu jogo", afirmou Edu, comparando-se com os companheiros do mesmo setor.
Contratado como reforço para a Libertadores de 2010, o volante tenta superar as lesões e engrenar uma sequência de partidas na reta final.
Para Mano, a paciência é a chave para controlar o jogo. "Precisamos ter mais paciência para trabalhar a bola em alguns momentos. Vamos jogar contra uma equipe que no meio-campo trabalha muito bem a bola. Vamos preparar a equipe para fazer o encaixe", declarou.


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: Infeliz aniversário
Próximo Texto: Mano Menezes prevê grupo forte em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.