São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Crônica instantânea

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Caro leitor, querida e adorada leitora, são 15h59 e o jogo vai começar. Escreverei esta crônica ao mesmo tempo que vejo o jogo. Daí podem resultar umas previsões erradas, mas vou arriscar. Antes de mais nada, confesso que estou em dúvida sobre se vou torcer pelo São Caetano ou se pelo Atlético Paranaense. Um é paulista, mas o outro tem o melhor ataque. Entre a geografia e a filosofia, vou ficar com a segunda. Pelo menos por enquanto.
15min: o jogo começa truncado. Poucas chances de gol. Tem até umas jogadas bem feias. De repente, Adãozinho chuta forte, e a bola passa perto. Mudei de idéia. Vou torcer para o São Caetano.
16min: Confusão na área do São Caetano, Sílvio Luiz rebate, e o Furacão perde uma chance. Vou torcer para o Atlético.
17min: Chute mascado de Magrão e defesa de Flávio. O cara é um boa-praça e seu futebol melhorou muito. Doravante, sou Azulão.
21min: Simão simula falta. O juiz não vai na dele. Por causa da tentativa, volto a ser Furacão.
23min: Nem cabeceia, mas erra. Acho que faltou cabelo.
24min: Magrão cabeceia, mas erra. Acho que faltou cabelo.
28min: Falta em Alex Mineiro. Lembro que o seu passe (ainda existe esse negócio ou não?) pertence ao Cruzeiro, que fixou o preço em apenas R$ 2 milhões. Se eu já tivesse recebido meu décimo-terceiro, cobriria a oferta.
30min: A bola cruza a pequena área do Atlético. Mas ninguém está lá para empurrá-la para dentro. Um perneta bem colocado teria feito o gol.
36min: Chute de longe de Adãozinho. Ele passa com inteligência e é o centro do time. Como é bom esse balzaquiano!
42min: Em menos de um minuto Kléberson dribla, recupera uma bola e dá um belo passe. Como é bom esse garoto!
45min: Esquerdinha chuta com a esquerdinha, mas a bola vai para fora. Ironicamente, à direita.
Começa o segundo tempo.
10min: Desconfio que vamos ficar no 0 a 0. Parece que o técnico do São Caetano vai ter mesmo que aguentar o apelido de Jair Vicerni. Ou, caso aconteça uma milagrosa virada, Geninho será chamado de Jeguinho.
19min: Kléberson quase marca. Juntos, ele, Alex Mineiro e Kléber devem valer mais de R$ 50 milhões. O ideal seria o Atlético manter este time por um bom tempo, mas duvido que os três estejam na equipe em 2002.
20min: Anaílson tenta cavar um pênalti. Aliás, Anaílson, Adãozinho, Simão e Esquerdinha fazem um meio-campo de homens feios e futebol bonito.
21min: Gol. Acabou. Alex Mineiro é o herói do campeonato.
25min: Chute de Adãozinho. O Azulão está meio desanimado. Penso que amanhã seria o momento perfeito de tentar comprar algum jogador do São Caetano. Eles estarão injustamente desvalorizados, e quem for esperto pode ganhar um bom dinheiro.
29min: A bola cruza de novo a pequena área atleticana. O perneta está fazendo falta.
40min: A torcida do São Caetano canta. Eis aí o grande lance do jogo. Mesmo sabendo que o campeonato está perdido, eles comemoram o esforço do time, comemoram o vice, comemoram o bom futebol. Não veio a taça, mas mesmo assim os torcedores sabem que vivem um grande momento, um momento histórico.
48min: O Atlético-PR é campeão brasileiro. Venceu o melhor ataque, venceu o melhor time.

Eehh!
O Paysandu de Vandick levantou a taça de campeão da Série B. Só espero que não repita a tradição ioiô dos clubes da região amazônica. Que a camisa azul-celeste brilhe por muitos anos na Série A!

Buuu!
Aplausos para o carisma de Benazzi, para o atacante Abimael. Vaias para a torcida do Figueirense, que, invadindo o campo antes da hora, pode ter posto tudo a perder.

Issa!
Eis a minha seleção do ano: no gol, os saltos de Maurren Higa Maggi; nas laterais, a velocidade de Gil de Ferran e Felipe Massa; na zaga, a firmeza de Geraldo Althoff e a regularidade de Guga; no meio, o comando de Bernardinho, a estrela de Robert Scheidt e as ágeis Daniele Hypólito e Daiane dos Santos; na frente, as mortais Shelda e Adriana Behar.

E-mail torero@uol.com.br



Texto Anterior: Corinthians quer tirar Reinaldo de rival
Próximo Texto: Panorâmica - Basquete: San Antonio tem série invicta interrompida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.