São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por US$ 15, tênis peita gigantes nos EUA

Produto lançado por armador da NBA vende 3 milhões de pares em 2 meses

Fabricante garante alta qualidade do calçado, que, no entanto, é reprovado para as quadras por revista especializada


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o garoto americano que não pode pagar até US$ 200 (pouco mais de R$ 350) por um "Nike LeBron James" ou um "Adidas Kobe Bryant", eles são revolucionários. Para quem os calça nas quadras, uma dúvida.
O bilionário mundo da moda esportiva dos EUA vive esse dilema nos últimos meses, quando uma associação entre um jogador da NBA e um fabricante de roupas e calçados passou a produzir tênis "de alta performance" por US$ 14,98, ou um décimo do valor cobrado pelos concorrentes mais famosos.
Os sócios são o armador Stephon Marbury, do New York Knicks, e a rede Steve & Barry's. O primeiro produto, o "Starbury One", vendeu três milhões de pares em apenas dois meses e deu início a uma coleção de outros calçados e peças de roupa que sempre custam menos de U$ 20 cada.
O sucesso foi tão grande que outros esportistas famosos resolveram entrar na onda, como Ben Wallace, um dos melhores jogadores de defesa da história da NBA, o golfista Bubba Watson e, mais recentemente, a tenista Venus Williams.
A idéia e o design agradaram. Marbury foi aos mais famosos programas da TV americana, como o de Oprah Winfrey. Os tênis ainda ganharam espaço em editoriais de moda.
Mas também abriram um debate sobre se é possível vender um tênis por US$ 15 com a mesma qualidade do que outros muito mais caros. "Se você quebrar um tênis meu e outro de US$ 150, verá que eles são idênticos", disse Marbury, lembrando que seu produto tem a mesma origem (China) e o mesmo material (couro) do que os feitos por Nike ou Adidas.
Mas o produto foi testado pela "Consumer Reports", uma revista independente especializada em "informar o público e proteger os consumidores".
E o resultado foi negativo quando o tênis foi usado para jogar basquete. Por 15 dias, a revista fez com que nove jogadores de uma liga amadora utilizassem o "Starbury One". Seis deles disseram ao final do teste que não comprariam um par para jogar. Segundo eles, o tênis oferecia menos conforto, estabilidade e absorção de impacto do que os concorrentes de marcas tradicionais. "Eles são bons na rua, mas na quadra não são grande coisa", disse à revista Kishon Newton, um dos jogadores que participaram do teste. No entanto, ele elogiou o produto por sua qualidade e preço para "o uso diário".
Marbury e Wallace também levaram as "pechinchas" para os jogos da NBA, e isso foi um tiro no pé no marketing.
Os dois, entre os mais bem pagos da liga, estão em forte declínio técnico. Nesta temporada, a segunda em que usa seu modelo de tênis, Marbury tem a pior média de pontos e assistências de sua carreira.
Na atual edição, Ben Wallace estreou seu modelo de US$ 15. Machucou-se (alguns jogadores disseram que poderia ter sido culpa do tênis) e registra suas piores médias de rebotes e tocos nos últimos sete anos.
Mas os fatos negativos nas quadras pouco importam no mercado. Os tênis baratos ganharam o prêmio de melhor produto do ano numa espécie de Oscar da indústria do calçado. Nos subúrbios pobres, pais elogiam a iniciativa por poderem presentear os filhos com tênis iguais aos dos ídolos.
Repetem, assim, o pensamento da atriz Sarah Jessica Parker, famosa pela série "Sex and the City" e que também tem uma linha de produtos (sempre custando menos de US$ 20 cada peça) pela Steve & Barry's. "As mulheres deveriam ser capazes de ter belas roupas e não mentir na cama à noite se sentindo culpada de quanto elas gastaram nelas."


Texto Anterior: Soninha: Quem você pensa que é?
Próximo Texto: Cofre cheio: Atlestas estão entre os mais bem pagos em seus esportes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.