São Paulo, sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companheiros fazem previsões mais otimistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Companheiros de Lars Grael, o proeiro Ronald Seifert e o técnico Eduardo Penido são mais otimistas quando comentam as perspectivas de resultados.
Enquanto Lars evita fazer previsão para o Mundial, que começa no dia 12 de janeiro, no Rio, dizendo haver pelo menos 20 candidatos ao título, Seifert faz questão de deixar claro a possibilidade de vitória. "A gente não está lá para brincar."
Para Eduardo Penido, campeão olímpico em Moscou-80 na classe 470 ao lado de Marcos Soares, Lars chegará à seletiva para Londres-12 em igualdade de condições com o irmão Torben Grael e Robert Scheidt.
"Vai depender muito da semana de competição. Vai ser difícil, mas não impossível."
O técnico afirma que o fato de Lars ser amputado da perna direita faz muita diferença, mas que o pupilo vem superando isso muito bem. "Ele precisa exercitar muito a perna esquerda, que tem que ser muito mais forte do que o normal."
Penido diz que a discrepância física é amenizada na star por ser uma classe "mais de cabeça do que de físico".
Ele cita como exemplo a vitória na última regata do Mundial da Suécia, que garantiu a medalha de bronze. "Ele conseguiu acertar a tática. Foi excelente", afirmou Penido, que costuma acompanhar os treinos da dupla de um barco a motor.
"De fora, com um ângulo diferente, consigo perceber detalhes, que mesmo com toda a experiência, ele não dá conta. A star é um barco de regulagem fina", explicou Penido, 49, que classifica Lars como "muito dedicado e perseverante".
O proeiro Seifert reconhece a fragilidade do companheiro em vento forte, mas diz que isso não o preocupa. "Eu adoro velejar nessas condições."
Seifert já tinha trabalhado com Lars, em 2000, quando eles serviram de sparring (referência de velocidade) nos treinos de Torben Grael e Marcelo Ferreira para Sydney. (FI)


Texto Anterior: Sem opção, Lars Grael busca dificuldade na star
Próximo Texto: Mundial: Brasil terá 24 barcos entre os 81 inscritos no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.