UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Terra de ninguém
Enquanto o Esporte e o Turismo se engalfinham por espaço e pelo espólio da pasta que compartilhavam, uma sala inteira do ministério, no prédio ocupado pela equipe de Agnelo Queiroz, está inutilizável. Lacrada, guarda toda a documentação da extinta CPI dos bingos.

Arquivo confidencial
O espaço tem um fiscal de plantão 24 horas por dia e é vigiado por câmeras. A CPI, encerrada em 95, teve a marca da impunidade, apesar dos indícios de que integrantes da comissão cobravam propinas de donos de bingos para evitar investigações.

Consolação
O PT dava como certo que teria duas das prováveis três secretarias no Esporte. Mas deve ficar só com uma, que cuidará de projetos para democratizar o setor -e deve se chamar Secretaria de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer. O titular será o professor Lino Castelani Filho, que já despacha no ministério.

Inclusão ao quadrado
A princípio o órgão se chamaria Secretaria de Inclusão e Participação Social, mas Castelani avaliou que seria redundância -já que a nomenclatura norteia todas as ações do governo Lula.

Secretarias em dobro
Se a reestruturação for aprovada no Congresso, o PC do B, partido do ministro Agnelo Queiroz, deve ficar com as duas outras secretarias.

Parceria limitada
A Record, que pode dividir a transmissão do Paulista e da Série A do Brasileiro com a Globo, nega que tenha aceito a proposta dos clubes da Série B para exibir a "segundona" em parceria com o SBT -quer exclusividade.

Versões
Enquanto Paulo Nunes declarou que não acertou com a Lusa porque não quis fazer um contrato de risco (só receberia se atuasse), o clube dá outra versão: alega que, após os exames médicos, viu que o veterano atacante não estaria em condições físicas a tempo de ser bem aproveitado no Paulista.

Manutenção cara
A Umbro, que veste o Santos há cinco anos, pagará cerca de R$ 5 milhões para continuar fornecendo material esportivo ao clube até o final de 2004. A melhor proposta era a da catarinense Screte, que ofereceu o dobro, mas teria se recusado a pagar um expressivo adiantamento.

Fina estampa
Como resultado da renovação do contrato, o time já entrou em campo ontem, contra o Santo André, com novo uniforme. O design é basicamente o mesmo de 2002. A novidade apareceu na altura do peito: o escudo da CBF, sempre estampado na camisa do campeão brasileiro do ano anterior.

Domínio...
Três brasileiros integram o novo comitê de controle de dopagem da Confederação Sul-Americana: os médicos Tanus Nagem e Lídio Toledo e o secretário-geral da CBF, Marco Antonio Teixeira. A Colômbia foi credenciada a fazer exames antidoping, juntando-se a Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

...brasileiro
A primeira reunião do novo comitê será nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), de propriedade da CBF.

Resíduo
Ao colocar no seu site a tabela da Copa do Brasil, a CBF esqueceu na planilha do programa Excel um pedaço do que deve ser a primeira rodada do Brasileiro, em 29 de março (sábado). Pelo esboço, quatro jogos abrem o torneio: Goiás x Santos, Corinthians x Atlético-MG, Vitória x Vasco e Atlético-PR x Grêmio.

Irrelevante
A secretária municipal de Esporte da Prefeitura de São Paulo, Nádia Campeão, minimizou o efeito de o Pan-2007 ser no Rio, com relação à disputa que os municípios travam para receber a Olimpíada-2012. "A decisão do COI será em 2005, dois anos antes do Pan. Os membros do comitê não saberão se o Pan-2007 será ou não um sucesso."

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Mario Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR, justificando a recusa em emprestar Kleberson ao inglês Newcastle:
- Nem quis ouvir a proposta. Não se empresta um pentacampeão. Ou vendemos o atleta ou ele joga no time da gente.

CONTRA-ATAQUE

Acento garantido

Lateral-esquerdo de poucos recursos técnicos, Denis entrou na história do Palmeiras -só que pela porta dos fundos.
Ficou famoso por uma falha bisonha na final do Paulista de 86, que sacramentou a derrota do Palmeiras para a Inter de Limeira, primeiro time do interior a conquistar o torneio.
A equipe do Parque Antarctica perdia por 1 a 0 quando Denis atrasou com defeito uma bola para Martorelli -Tato aproveitou e definiu o resultado.
O lateral não teve mais sossego. Virou um "Barbosa do Palmeiras", pois, como o goleiro de 50, ficou colado a uma derrota.
Por isso causou surpresa a chegada ao time, na última quinta, de um zagueiro homônimo do "Judas de 86".
Na apresentação do jogador, todos pronunciavam seu nome como o do lendário colega, como se não houvesse acento circunflexo na letra "e".
Mas, no material de divulgação, o acento apareceu. Intrigado, um jornalista foi esclarecer. E o assessor palmeirense:
- Mesmo que não exista, faremos questão de colocar.


Próximo Texto: Palmeiras A estréia lado B
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.