UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL AMERICANO

Liga dos EUA aproveita finalíssima de seu campeonato para tentar popularizar esporte na América

Super Bowl vira isca para público latino

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A NFL, a liga profissional de futebol americano dos EUA, aproveitou a badalada final do seu campeonato para tentar expandir seus horizontes, em busca de popularizar o esporte entre o público latino-americano.
A entidade está aproveitando o fato de que um dos times que farão parte da 37ª edição do Super Bowl -o Tampa Bay Buccaneers, que joga contra o Oakland Raiders, hoje, às 21h- contar com jogadores de origem latina para atrair a atenção dos países.
Uma das estratégias da liga foi oferecer a emissoras de TV aberta a cessão dos direitos de transmissão do evento, que conta com shows musicais de grandes astros.
No Brasil, a escolhida foi a Rede Globo. A liga ofereceu gratuitamente à emissora carioca os direitos de transmissão da partida para a TV aberta no país.
No entanto parece ter sido em vão o esforço da NFL para levar o Super Bowl ao maior número de pessoas possível no Brasil.
Mesmo sem ter nenhum custo, a emissora não se interessou em transmitir a partida (que costuma demorar cerca de quatro horas) ao vivo e na íntegra.
A Folha apurou que a Globo estuda a hipótese de mostrar apenas flashes dos shows -neste ano o guitarrista Carlos Santana e a cantora country Shania Twain serão as atrações- durante o "Fantástico", caso a audiência do programa dominical esteja abaixo do habitual, numa eventual tentativa de atrair os telespectadores.
Outra forma encontrada pela NFL para chamar a atenção do público latino foi explorar o fato de o Tampa Bay ter em seu elenco o "kicker" argentino Martin Gramatica e o brasileiro Damian Medeiros da Silva Vaughn, "tight end" reserva do time.
Mesmo afastado dos treinos devido a uma contusão, o único jogador brasileiro na NFL foi recrutado pela liga para fazer o papel de um relações-públicas com imprensa e público latinos.
De quinta-feira passada até ontem, Damian Vaughn teria de cumprir uma intensa agenda de compromissos em San Diego.
Desde entrevistas para a TV Univisión (emissora que transmite para o território norte-americano programação em espanhol) até clínicas de futebol americano com crianças de origem latina, para ensinar-lhes as regras e a dinâmica do esporte.
"Isso faz parte de um projeto da NFL para popularizar o futebol americano. Eu fui convidado porque sou brasileiro, falo bem o português e também o espanhol", afirmou Vaughn em entrevista à Folha, por telefone.
O esforço da NFL em tentar fazer com que os latino-americanos entendam e tomem gosto pelo futebol americano tem justificativa.
A ESPN International, emissora de TV por assinatura que transmitirá a partida para 40 países da América Latina, anunciou na semana passada que conseguiu vender todas as cotas do espaço publicitário para o Super Bowl.
"A reação do mercado publicitário à cobertura do Super Bowl foi realmente surpreendente", declarou Michael Fox, vice-presidente de vendas de propaganda da ESPN International.


NA TV - Super Bowl, ao vivo, na ESPN International, às 21h


Texto Anterior: Futebol: Corinthians contrata zagueiro
Próximo Texto: Raiders tentarão furar defesa sólida
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.