São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Nenhuma das quatro equipes da cidade está hoje na zona de classificação às finais do Campeonato Paulista-2001

Capital paulista vira "túmulo do futebol"

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Como a sua fama no Carnaval, a cidade de São Paulo é hoje o "túmulo do futebol".
As quatro equipes da principal cidade do país estão hoje fora da zona de classificação à próxima fase do Campeonato Estadual.
Depois do trio de ferro, com desempenho fraco desde o início, foi a vez de a Lusa, que começou liderando a competição, entrar no bloco dos possíveis desclassificados do Paulista-2001.
Anteontem, o time do Canindé perdeu por 3 a 2 da Portuguesa Santista, acumulou sua terceira derrota consecutiva e caiu para o nono lugar na classificação.
Corinthians e Palmeiras, os dois clubes mais antigos do quarteto da capital, estão mais próximos do rebaixamento do que das finais, que terá os quatro melhores da fase de classificação.
O time do Parque São Jorge, segundo Wanderley Luxemburgo, seu treinador, já nem pensa mais em classificação.
O Corinthians é o antepenúltimo colocado do Paulista. Caindo mais uma posição, estará na zona de rebaixamento. Nunca em sua história o clube esteve na segunda divisão do Estadual.
Em seis jogos disputados, o Corinthians, que realizará uma nova pré-temporada em Serra Negra (interior de São Paulo), venceu apenas uma vez no Paulista.
O Palmeiras só é um pouco melhor -após a derrota para a Ponte Preta, anteontem, manteve apenas o 12º posto no torneio.
O técnico Marco Aurélio, mantido mais uma vez pela diretoria, apesar dos protestos da torcida, comanda um time que tem a terceira defesa mais vazada do Paulista -média de 2,67 gols sofridos por partida.
Dos times da capital paulista, o único que conseguiu vencer na rodada de sábado de Carnaval foi o São Paulo, que bateu a Matonense, no interior, por 2 a 0.
Com o resultado, o time do Morumbi divide o quinto lugar da tabela com o Guarani.
Se ainda está próximo da zona de classificação, o São Paulo apresenta um futebol que está bem longe de empolgar sua torcida.
Em seis jogos, o time marcou apenas dez gols -o quarto pior desempenho do Paulista.
Além da tabela, a capital do Estado faz feio também em outros rankings do campeonato.
Mesmo representando apenas 25% dos times da primeira divisão do Paulista, os quatro times da capital são responsáveis por 43% de todas as expulsões da competição até o momento.
O Palmeiras já teve cinco jogadores com cartão vermelho. Corinthians e São Paulo tiveram quatro cada um, e a Lusa teve três.
Sempre entre os principais protagonistas da artilharia do Estadual, o quarteto da capital tem uma participação no total de gols apenas igual à sua representatividade na competição -25%.
Para jogadores e técnicos, o que atrapalha as equipes da capital é o regulamento do Paulista-2001, em que, visando maior equilíbrio, os "grandes" fazem a maioria de seus jogos no interior.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Cidade passa por "estiagem" de jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.