São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Sem a companhia de Diego e Robinho, atacante faz gol, sofre pênalti e leva time para as oitavas da Libertadores

Com Basílio, Santos avança como líder

DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos derrotou o Guaraní por 2 a 1, ontem, no Paraguai, e assegurou a classificação para a segunda fase da Libertadores como primeiro colocado do Grupo 7.
Sem Diego, machucado, e Robinho, suspenso, o atacante Basílio brilhou de novo. O ex-coadjuvante abriu o placar e sofreu o pênalti que originou o segundo gol.
Basílio tem agora quatro gols na Libertadores e é um dos artilheiros da competição. Com mais cinco marcados no Paulista, é o goleador santista nesta temporada.
Para assegurar o primeiro lugar, o clube brasileiro precisava apenas empatar ontem. Agora a equipe pode até perder o último compromisso, no próximo dia 14, contra o Jorge Wilstermann.
Com 13 pontos, os santistas não podem mais ser alcançados pelo Guaraní, que tem seis e ocupa a vice-liderança da chave.
O time paraguaio foi o único que tirou pontos do Santos até agora. A façanha fora alcançada no empate em 2 a 2 no primeiro turno em plena Vila Belmiro.
Com a primeira posição assegurada, o Santos terá a vantagem de fazer o segundo jogo das oitavas-de-final no Brasil. O adversário, ainda indefinido, será o melhor segundo colocado dos nove grupos da fase inicial do torneio.
Ontem, o técnico Emerson Leão optou por uma formação mais defensiva. Pela primeira vez em 2004, o treinador escalou sua equipe com três volantes: Paulo Almeida, Claiton e Renato.
Leão também não pôde contar com Elano, que jogaria deslocado na lateral direita. Gripado, ele deixou a vaga para Marco Aurélio.
O esquema montado por Leão só começou a dar resultado após o Guaraní perder Velázquez, expulso, aos 39min do primeiro tempo.
Ele já tinha amarelo e recebeu o vermelho após cometer falta no lateral-esquerdo Léo.
Até então, os paraguaios eram mais ofensivos -aos 21min Pablo Giménez acertara a trave.
Os santistas tinham dificuldade para armar as jogadas, principalmente o meia Luís Augusto, substituto de Diego. Ele é um dos jogadores revelados no clube mais elogiados por Leão atualmente.
Segundo o treinador, o jogador está sendo preparado para substituir Diego, que planeja se transferir para a Europa. A transferência pode acontecer ainda neste ano.
Com um jogador a mais, o Santos só precisou de cinco minutos na etapa final para abrir o placar. Léo tocou para Basílio que chutou na saída do goleiro e fez 1 a 0.
Justamente no momento em que o Guaraní foi mais ao ataque, o Santos chegou ao segundo gol.
Robson cobrou no ângulo direito do goleiro o pênalti sofrido por Basílio e fez o seu terceiro tento na competição internacional.
O Santos voltou a diminuir o ritmo após ampliar a vantagem, porém manteve a posse de bola por mais tempo que o rival.
Apesar da dificuldade que teve para criar chances de gol, o Guaraní marcou ao 26 minutos.
Manzur recebeu de costas para o gol, girou o corpo e chutou. A bola desviou no zagueiro André Luís antes de superar Doni.
O gol não foi suficiente para fazer com que o time da casa pressionasse o adversário.
Agora os comandados de Leão voltam a se concentrar no Campeonato Paulista. Domingo, o clube abre sua participação nas semifinais contra o São Caetano.
Leão diz que vencer o Estadual está entre uma das prioridades do time neste ano por causa do jejum de títulos do clube na competição. O Santos ganhou o Paulista pela última vez em 1984.


Texto Anterior: Futebol: Müller se aposenta para virar treinador em Minas
Próximo Texto: Time é o mais eficiente da 1ª fase do torneio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.