UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Disputada desde 1911, prova teve 63 ganhadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Disputadas desde 1911, as 500 Milhas de Indianápolis ostentam o título de uma das corridas mais tradicionais do mundo, ao lado do GP de Mônaco de F-1 e da Daytona 500, etapa da Nascar.
Contando com a edição de ontem, já foram disputadas 87 corridas, que produziram 63 vencedores diferentes.
As 500 Milhas só não foram disputadas em seis oportunidades. Em 1917 e 1918 por causa da Primeira Guerra Mundial, e de 1942 a 1945, quando a Segunda Guerra também impediu que a prova ocorresse.
A corrida também é a que mais dinheiro distribui. No ano passado, por exemplo, foram cerca de US$ 10 milhões. Só o vencedor abocanha mais de US$ 1 milhão.
Um das tradições em Indianápolis é que o vencedor sempre bebe leite para comemorar a vitória no lugar do tradicional champanhe.
O motivo é simples. Na prova de 1936, Louis Meyer foi fotografado bebendo leite, sua bebida favorita. Um executivo viu a foto e, por acreditar que seria um bom exemplo para as crianças, fez questão de garantir que todo ano o ganhador recebesse uma garrafa de leite.
Em 1989, Emerson Fittipaldi venceu a prova e quebrou a tradição ao beber suco de laranja. (TC)


Texto Anterior: Festa tem choro, leite e alambrado
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: Fim de uma era
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.