São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Chamusca tenta repetir fórmula do Brasiliense

DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Péricles Chamusca é adepto de métodos motivacionais para extrair o melhor de equipes de pouca tradição.
Como em 2002, quando levou o Brasiliense à final da Copa do Brasil, o treinador também tenta imbuir seus comandados no Santo André de confiança nos objetivos.
"É fundamental ter atitude. Em um time sem tradição, mas em que se pode reconhecer um potencial, é preciso que os jogadores consigam acreditar nesse potencial", diz ele.
Contra o Palmeiras, o técnico exibiu aos jogadores um DVD com a trajetória do piloto Ayrton Senna, morto em 94. "Quis que os jogadores procurassem um perfil de campeão."
Dentro desse perfil, Chamusca, 38, ressalta a determinação, o estabelecimento de objetivos e a autoconfiança como aspectos principais. Contra o 15 de Novembro, essa preparação psicológica vai continuar.
"Como existe equilíbrio em relação à tradição, é o estado mental do jogador que vai desequilibrar", afirmou o técnico.
Chamusca diz que não vê a atual campanha como chance de vingar a perda do título em 2002, para o Corinthians. "Só estou focado na semifinal. Não tem isso de vingança." (MDA)

Texto Anterior: ABC mostra agora força de seu A
Próximo Texto: Cidade rival faz jogo parar na capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.