São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

0x0

Em partida monótona , Brasil empata com Portugal e, em 1º lugar no grupo, pegará o Chile na segunda-feira

Portugal 0
Brasil 0

EDUARDO ARRUDA
MARTÍN FERNANDEZ
PAULO COBOS
SÉRGIO RANGEL
ENVIADOS ESPECIAIS A DURBAN

O zero dominou o placar. E, pela pose dos rivais, também serve como a nota do mais gabaritado jogo de Copa do Mundo, segundo o ranking da Fifa, em 16 anos.
Líder e terceiro colocado da lista, respectivamente, Brasil e Portugal empataram sem gols ontem, em Durban, num resultado que pelo menos agradou aos dois lados.
Com o ponto conquistado, o time de Dunga assegurou o primeiro lugar do Grupo G. Agora, pelas oitavas de final, na segunda, em Johannesburgo, o Brasil pega o Chile, do técnico Marcelo Bielsa.
O empate também classificou a equipe lusitana, que no mata-mata fará o clássico ibérico com a Espanha.
Empates sem gols são raridade na história brasileira em Copas. O último, com Dunga em campo, havia acontecido na final da Copa de 1994, contra a Itália, derrotada nos pênaltis.
O placar de ontem quebrou uma série de 21 jogos brasileiros em que pelo menos uma vez a rede balançou.
Foi também o segundo 0 a 0 de Portugal na África do Sul. A badalada equipe europeia só marcou contra a frágil Coreia do Norte (7 a 0). E, diante dos brasileiros, pareceu um time pequeno, com dez jogadores se defendendo e apenas o astro Cristiano Ronaldo no ataque, isolado.

CHUTES ERRADOS
O duelo de Durban ficou marcado pela sucessão de faltas violentas, em especial no primeiro tempo, e pelo festival de chutes errados.
Tanto que nem o ensurdecedor barulho das vuvuzelas evitou que terminasse com fortes vaias das mais de 60 mil pessoas que lotaram o estádio, no jogo da Copa com a temperatura mais alta até agora -os termômetros marcavam 25C quando a bola começou a rolar.
Segundo o Datafolha, das 30 finalizações realizadas pelas duas equipes (19 do Brasil e 11 de Portugal), apenas oito tiveram a direção certa.
O aproveitamento, de 27%, foi um dos piores da atual Copa do Mundo.

DUNGA MAIS REALISTA
Dunga pelo menos não mostrou a falta de sintonia de Carlos Queiroz, o treinador de Portugal, em relação ao que realmente ocorreu no estádio Moses Mabhida.
"É claro que ainda temos de evoluir e melhorar, porque o grau de dificuldades também vai aumentar", declarou o treinador brasileiro, enquanto Queiroz exaltou sua retrancada equipe.
"Foi um bom jogo, com uma atitude fantástica da equipa portuguesa. Todos os jogadores portugueses foram brilhantes pela forma como disputaram o jogo", afirmou.
Além da volta do 0 a 0 aos resultados da seleção brasileira, o empate de ontem ainda fez o time verde e amarelo terminar uma primeira fase de Copa do Mundo sem 100% de aproveitamento pela primeira vez nesta década.
Tanto em 2002 como em 2006, o Brasil teve uma campanha com três vitórias antes de partir para o mata-mata das oitavas de final.


Texto Anterior: Painel FC na Copa
Próximo Texto: Tornozelo deve deixar Felipe Melo de fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.