São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

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AUTOMOBILISMO

Brasileiro terá carro reserva à disposição

Barrichello "privilegiado" tem pela frente circuito alemão reformado

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A HOCKENHEIM

No novo traçado de Hockenheim, Rubens Barrichello começa hoje a desfrutar um novo status na Ferrari. Com o título da temporada já assegurado por seu companheiro, Michael Schumacher, o brasileiro passa a contar com atenção extra da escuderia.
O primeiro resultado prático foi anunciado ontem pelo alemão: "Uma das coisas que decidimos é que Rubens terá o carro reserva a partir de agora". Assim, o brasileiro passa a ter vantagem sobre Schumacher em caso de quebra.
O objetivo da Ferrari é que o brasileiro termine o ano como vice-campeão. Faltando seis corridas para o fim do campeonato, ele é o terceiro no Mundial, com 32 pontos, dois a menos que o colombiano Juan Pablo Montoya.
Barrichello foi pego de surpresa com o "presente". Excepcionalmente, ontem ele não participou da reunião pré-corrida da Ferrari.
"Não estava sabendo disso. Não estava na reunião", declarou.
Após o GP da França, o brasileiro passou os últimos dias descansando em Faro (Portugal). E, ontem, o jatinho que o levaria para a Alemanha apresentou problemas técnicos e não pôde decolar.
Barrichello precisou trocar de avião e só chegou a Hockenheim no final da tarde, após a reunião ferrarista e a entrevista da FIA.
E encontrou uma pista diferente daquela em que conseguiu sua primeira vitória, em 2000. Nos últimos meses, o traçado tradicional foi encurtado em 2,251 km, a um custo total de US$ 60 milhões, cerca de R$ 180 milhões.
Basicamente, o circuito perdeu suas duas maiores retas, onde os carros atingiam seus picos de velocidade. No treino oficial para o GP da Alemanha de 2001, por exemplo, o McLaren do finlandês Mika Hakkinen chegou a 359,2 km/h antes da freada para a chicane Jim Clark, a primeira do antigo circuito, um trecho que já não existe no novo traçado.
"Não sei direito o que vamos encontrar aqui. Vi algumas fotos e acho que teremos pelo menos um ponto a mais para ultrapassagens", declarou. "Vivemos em um mundo de mudanças. Só no treino livre de amanhã [hoje, a partir das 6h de Brasília" vamos conhecer essa pista pra valer."
Uma coisa é certa: o circuito ficará mais lento. No antigo traçado, a cada volta (cerca de 1min38s), os pilotos ficavam com o pé no fundo do acelerador por 1min01s. Pelas simulações da Wil-liams, a aceleração plena, agora, vai chegar a 47 segundos.



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