São Paulo, Segunda-feira, 26 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Brasileiro consegue seu 1º triunfo
Tony Kanaan "herda" vitória na US 500

da Reportagem Local

A sorte foi decisiva para o brasileiro Tony Kanaan, da equipe Tasman, obter ontem a sua primeira vitória na Indy.
Na última volta da US 500, disputada em Michigan (EUA), o carro do italiano Max Papis (Team Rahal) ficou sem gasolina, dando para o brasileiro a vitória na mais importante corrida da temporada da Indy. Papis havia liderado a prova por 143 voltas, contra apenas 7 de Kanaan.
Christian Fittipaldi, da equipe Newman-Hass, foi o segundo brasileiro mais bem colocado na corrida, tendo chegado em oitavo lugar, à frente do italiano Papis, que mesmo com a ""pane seca" conseguiu marcar pontos.
O colombiano Juan Pablo Montoya, da Ganassi, confirmou a sua liderança na temporada, chegando na segunda posição, apenas 32 milésimos atrás de Kanaan.
O brasileiro, que largou na 11º lugar, teve que superar um grave problema no seu carro para vencer a prova. Na volta 77, quando era o terceiro colocado, uma lâmina se desprendeu do aerofólio traseiro de seu carro, obrigando o piloto a fazer um pit stop. A partir daí, Tony passou a desenvolver uma estratégia própria, parando para abastecer sempre em voltas diferentes dos líderes.
Pilotos e equipes iniciaram a prova de ontem com muitas dúvidas. Na noite de sábado, a região de Michigan sofreu com a passagem de um tornado e de uma tempestade. Os fatores meteorológicos acabaram ""limpando" a pista do circuito oval dos detritos de borracha, diminuindo a aderência da pista. Com isso, todos os acertos feitos pelas equipes durante os treinamentos tiveram que ser revistos para a prova.
No campeonato, Montoya lidera agora com 129 pontos. O escocês Dario Franchitti segue em segundo, com 116. Christian Fittipaldi caiu uma posição e agora está em quarto lugar na classificação geral do campeonato, com 101 pontos. Tony Kanaan subiu para décimo, com 54 pontos.
A vitória de Kanaan foi a terceira de um piloto brasileiro nesta temporada da Indy. Em junho, o piloto Gil de Ferran, da Walker, quebrou um ""jejum" de quase dois anos sem triunfos de brasileiros ao conquistar o GP de Portland. No começo deste mês, foi a vez de Christian Fittipaldi obter a sua vitória, em Elkhart Lake.
A US 500 "herdou" o título de prova mais importante do calendário da Indy após a exclusão das 500 Milhas de Indianápolis, devido a ruptura entre a IndyCar e os proprietários do Indianapolis Motor Speedway, sede e organizador das 500 Milhas.
A prova do ano passado foi marcada por uma tragédia. Três torcedores morreram e seis ficaram feridos depois de serem atingidos por um pneu e pedaços da suspensão do carro do mexicano Adrian Fernandez. O acidente aconteceu na 174ª volta quando Fernandez perdeu o controle do carro após ser ultrapassado e foi de encontro ao muro, a 360 km/h.


Texto Anterior: Resultado deve "congelar" acordo com Barrichello
Próximo Texto: Ciclismo: Armstrong supera câncer e vence prova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.