São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Damião repete fórmula colorada para a formação de centroavantes

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

Entre os jogadores dos maiores clubes do país, ninguém tem média de gols melhor que a de Leandro Damião, 22, do Internacional.
O número se aproxima de um tento por partida (0,82), com 34 gols marcados em 41 confrontos nesta temporada.
A rapidez da ascensão do atacante, que até os 17 anos jogava na várzea, passa pelas mãos do ex-jogador de futsal Luis Fernando Ortiz, coordenador do projeto Aprimorar, da base do Internacional.
"A gente trabalha os fundamentos básicos, com as situações que ocorrem para cada função", declarou Ortiz. "É um treinamento individual e específico por posição."
Apesar de cada setor contar com um treinador, é no ataque que o projeto tem apresentado seus melhores resultados desde que foi implantando, há sete anos.
Ortiz, responsável pelo treinamento dos atletas de frente, teve como pupilos alguns dos atacantes que mais se destacaram no país, como Alexandre Pato, do Milan.
Ele, porém, rasgou elogios a um centroavante formado na base colorada, mas que teve poucas oportunidades nos profissionais da equipe gaúcha e, hoje, faz sucesso no interior de São Paulo.
"O Ricardo Jesus foi um dos melhores que eu vi no clube", disse Ortiz sobre o atacante da Ponte Preta, artilheiro da Série B com 12 gols. "Chega perto da perfeição. Cabeceia, finaliza com os dois pés, protege bem a bola."
As próximas apostas do Inter para o ataque já foram escolhidas: os jovens Dellatorre, 19, e Lucas Roggia, 20, ambos moldados na base e que agora atuam no profissional.


Texto Anterior: Europa: Acordo encerra greve na Espanha; situação italiana está indefinida
Próximo Texto: CBF convida Lula para visitar time
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.