São Paulo, Domingo, 26 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estigma agora fica para a irmã

da Reportagem Local

Ao conquistar o Aberto dos EUA, Serena transferiu para sua irmã Venus o tabu de jamais triunfar numa competição importante.
Venus, 19 anos (15 meses mais velha do que Serena), terá agora de vencer para evitar ver sua carreira eclipsada pela irmã mais nova.
Em geral, aponta-se justamente a falta desse tipo de conquista como principal responsável pelo fato de Venus não embalar.
A inexperiência a atrapalharia justamente nos momentos mais importantes, como na semifinal do US Open, contra Hingis.
"Serena teve de aprender a vencer. Ela tinha problemas de confiança", diz sua mãe, Oracene.
Num circuito cada vez mais dominado por teens, o currículo em branco de Venus causa certa dose de estranheza.
É verdade que, consideradas todas as 10 campeãs de Grand Slams da década, 5 só ganharam seu primeiro título desse nível depois dos 18 anos. Mas as três tenistas de maior sucesso desse grupo (Steffi Graf, Martina Hingis e Monica Seles), além da própria Serena, triunfaram precocemente.
O caso de Venus é ainda mais peculiar porque ela conseguiu o estrelato já há algum tempo -em 97, quando perdeu a final do US Open para Hingis.
No ano seguinte, seu rosto foi estampado em toda Nova York na época do torneio, mas, a exemplo do que ocorreu na edição 99, ela caiu na semifinal.


Texto Anterior: Família Williams chega à maioridade
Próximo Texto: Futebol: Polêmicos criam "democracia carioca"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.