UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica é prejudicial, diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

A técnica de perder peso para lutar com vantagem sobre o rival é condenada pelo especialista em medicina esportiva Turíbio Leite de Barros, coordenador do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
"Para ir de 69 kg para 59 kg e depois para 66 kg, ele deve se desidratar e reidratar. Isso provoca o desequilíbrio hídrico e pode afetar a longevidade da carreira."
A estratégia é bem difundida no boxe, indo do amadorismo até o mais alto nível. Muitos crêem que quem a segue estará mais forte que o rival por conta da vantagem de peso. Alguns culparam a tática por derrotas, como James Toney, em 1994, ao cair diante de Roy Jones Jr. Ele alegou que perder peso subitamente o enfraqueceu e até ameaçou de morte sua empresária, Jackie Kallen. (EO)

Texto Anterior: Boxe: Por saúde, Popó pede para subir de peso
Próximo Texto: Automobilismo: FIA aperta cerco para marmelada não manchar Mundial deste ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.