São Paulo, sábado, 26 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO
Australiano Ian Thorpe, 15, é o mais novo campeão e recordista mundial da história
Teen vira nova sensação das piscinas

das agências internacionais

O nadador Ian Thorpe, de apenas 15 anos, estabeleceu o novo recorde mundial dos 400 m livre em piscina curta (25 metros) ao vencer ontem a prova no Campeonato Australiano com 3min39s82.
O antigo recorde pertencia ao neozelandês Danyon Loader, com 3min40s46, de fevereiro de 95.
No Mundial da Austrália, em janeiro, realizado em piscina olímpica (50 metros), Thorpe venceu a prova e se tornou o mais jovem campeão mundial da história.
No início do mês, o nadador australiano integrou a equipe de revezamento que quebrou o recorde mundial dos 4 x 200 m livre, nos Jogos da Commonwealth (disputados por ex-colônias britânicas e pelo Reino Unido), na Malásia.
Na competição, realizada em piscina olímpica, o australiano conquistou quatro medalhas de ouro e, com 1min46s70, ficou apenas a um centésimo da melhor marca da história.
O recorde do italiano Giorgio Lamberti foi estabelecido em agosto de 1989 e é o mais antigo entre os melhores tempos do mundo.
Grant Hackett também finalizou os 400 m com tempo abaixo do recorde mundial e disputou a prova lado a lado com o novo recordista.
"Os primeiros 200 metros não foram bons. Acho que nós dois estávamos esperando que o outro forçasse o ritmo", disse Thorpe.
Anteontem, também no Campeonato Australiano, Matthew Dunn havia superado, com 4min04s24, o recorde mundial de Marcel Wouda dos 400 m medley. Dunn também fez parte da equipe recordista dos 4 x 200 m livre.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.