São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

HIPISMO
Cavaleiro atinge topo do ranking
Pessoa festeja o 1º lugar e aniversário

da Reportagem Local

O cavaleiro Rodrigo Pessoa, 26, que faz aniversário na próxima semana, tornou-se o primeiro brasileiro a atingir a primeira colocação no ranking da FEI (Federação Equestre Internacional).
Os familiares de Pessoa planejam festejar na Bélgica, local onde ele mora, a primeira colocação do cavaleiro na classificação mundial e o aniversário, que acontece na próxima segunda-feira.
Segundo o pai de Rodrigo, o também cavaleiro Nelson, ""esse é o melhor presente que ele poderia ter recebido".
O ginete brasileiro vinha declarando desde o início do ano que sua meta para os próximos meses era justamente alcançar o topo da lista da FEI.
""Desde o bicampeonato da Copa do Mundo, disputada em abril, minha meta principal era chegar à liderança do ranking até o final da temporada", explicou Pessoa.
O cavaleiro superou o suíço Willi Melliger e passou a ser o primeiro atleta na última classificação mundial da entidade, que leva em conta os resultados das competições disputadas até o dia 22 deste mês.
Após duas vitórias no Concurso Internacional de Berlim, disputado de 11 a 13 de novembro, e depois do segundo lugar numa das provas do Concurso de Stuttgart, campeonato disputado no último fim-de-semana, Pessoa passou a somar 3.667 pontos contra 3.434 do suíço.
O cavaleiro alemão Ludger Beerbaum permanece na terceira posição, com 3.403 pontos.
Na listagem anterior, o brasileiro bicampeão da Copa do Mundo de hipismo era o segundo colocado, com 3.081, atrás de Melliger, que acumulava até então 3.466 pontos.
Melliger ocupou a primeira colocação no ranking durante os últimos oito meses.
Pessoa passou a figurar entre os dez primeiros da listagem da FEI em maio de 1993.
Após vencer a Copa do Mundo de 1998, Pessoa havia alcançado o quinto posto e desde então vinha subindo no ranking até ganhar o Mundial de Roma, em outubro passado, e o título da Copa do Mundo deste ano.

Surpresa
Segundo o brasileiro, a conquista da primeira posição no ranking foi, até certo ponto, inesperada.
""Esperava esse resultado mais para o final do ano, contando com os concursos de Amsterdã e Genebra, na primeira quinzena de dezembro", contou. ""Felizmente, veio mais cedo que o previsto."
A conquista não significa que Pessoa poderá diminuir o número de participações em torneios.
Buscando manter a posição no ranking, Pessoa volta a competir, de hoje a domingo, no Concurso de Castelazzo, em Milão, na Itália. O cavaleiro brasileiro compete, em Milão, montando Baloubet du Rouet, cavalo com o qual obteve os títulos da Copa do Mundo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Natação: China faz estréia em Copa no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.