São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Antonio Pizzonia e Cristiano da Matta estréiam hoje como pilotos de Jaguar e Toyota, respectivamente

Espanha começa a desenhar F-1 de 2003

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Separados por 350 km, dois pilotos brasileiros começam hoje, na Espanha, a experimentar a F-1.
Em Barcelona, Antonio Pizzonia, 22, faz seu primeiro teste após ter sido anunciado oficialmente pela Jaguar. Em Valencia, Cristiano da Matta, 29, estréia oficialmente como piloto da Toyota.
No total, 8 das 11 equipes da F-1 vão às pistas hoje, primeira data permitida para testes pré-temporada, começando a desenhar o próximo Mundial. Apenas Jordan, Minardi e Arrows, que passam por dificuldades financeiras, não vão trabalhar nesta semana.
"Vamos iniciar o desenvolvimento do motor para o próximo ano e todos na equipe estão animados. É o início de uma etapa com a qual sempre sonhei", afirmou Pizzonia, que passou os últimos dias na fábrica da equipe, em Milton Keynes, na Inglaterra, conhecendo seus engenheiros.
A exemplo das demais equipes, a Jaguar vai colocar na pista uma versão híbrida de seu carro: chassi 2002 com o novo motor 2003, construído em ângulo de 90º -o propulsor deste ano era em 72º.
Até hoje, o amazonense fez apenas um teste com o carro da Jaguar, quando ainda buscava uma vaga para 2003. Lá mesmo, em Barcelona, ele registrou a melhor marca da equipe no circuito, resultado decisivo para sua contratação, no começo deste mês.
Com Da Matta, a história foi parecida. Ele fez um "vestibular" com a Toyota, no dia 17 de maio, em Paul Ricard, na França. Depois, passou meses negociando e só foi confirmado no último dia 5.
"Minha idéia é completar o máximo de quilometragem possível nesse começo de trabalho. Acredito que, por isso, não vou testar muitas coisas novas. A equipe vai me deixar na pista, andando sem parar", afirmou o mineiro.
"Piloto nunca gosta de testar. Mas, para mim, isso é uma necessidade. Se deixarem, vou ficar na pista até anoitecer", completou Da Matta, que terá que se adaptar à F-1 depois de quatro temporadas na Indy -neste ano, ele foi campeão antecipado da categoria.
Além das estréias oficiais de Pizzonia e Da Matta, os testes que começam hoje marcarão as primeiras experiências de alguns veteranos em suas novas equipes.
Jenson Buttton, ex-Renault, treina com a BAR. Mark Webber, ex-Minardi, está na Jaguar. Olivier Panis, que era da BAR, estréia hoje com a Toyota. E Fernando Alonso aparece pela primeira vez como titular da Renault.
A Ferrari testa em duas frentes. Luciano Burti anda em Mugel- lo e Luca Badoer, em Barcelona.


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: As cigarras e as formigas
Próximo Texto: Memória: Barrichello, 30, completa hoje 10 anos na categoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.