São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Prova acontece entre eventos no Rio e Belém

Fortaleza monta pista e será sede de 3º GP internacional no Brasil

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Nordeste entrou no mapa do atletismo nacional. Em maio, Fortaleza será sede de um GP internacional nos moldes das provas que acontecem em Belém e no Rio.
"Faremos um evento intermediário, entre o GP2 do Rio e o GP Brasil, em Belém. Para atrair os mesmos atletas, haverá premiação parecida", disse Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo.
O GP2 do Rio será em 15 de maio. Três dias depois haverá o GP Sul-Americano, em Fortaleza. O tour no Brasil será encerrado em Belém, no domingo seguinte.
"É preciso três anos de provas para que Fortaleza ganhe classificação da Iaaf [entidade que comanda o atletismo] igual às do Rio e de Belém. Mas, como os competidores serão os mesmos, o nível de disputa será igual."
A Universidade de Fortaleza termina a construção de uma pista em 20 dias. O piso foi encomendado à italiana Mondo e será do mesmo tipo usado na Olimpíada-04. O local terá duas arquibancadas, uma permanente e outra móvel, com 1.500 lugares cada uma.
"Vim a Manaus fechar o acordo", disse à Folha Randal Pompeu, vice-reitor da Unifor, que teve reunião anteontem na CBAt.
"Teremos apoio do governo do Estado, da Federação das Indústrias do Ceará e da Fundação Edson Queiroz [da qual a universidade faz parte]", contou Pompeu.
Os valores da iniciativa ainda não foram calculados. O GP de Belém, com premiação maior, custou cerca de R$ 1,5 milhão em 2004. O Rio desembolsou R$ 1 milhão no ano passado. Fortaleza deve gastar algo semelhante.


Texto Anterior: Memória: Vulcão e sangue de tartaruga já viraram elixir
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Pareggite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.