São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo critica Rio por organização do Pan-07

Para ministro do Esporte, prefeitura "precisa assumir suas responsabilidades"

Evento dificilmente terá mais verbas liberadas pelo governo federal neste ano; prazo para assinatura de convênios termina sexta


ITALO NOGUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou ontem que a Prefeitura do Rio precisa "assumir suas responsabilidades" nas obras para o Pan Americano de 2007 e que o governo federal dificilmente repassará mais recursos ainda este ano.
"Nós [governo federal] já chegamos próximo do limite do que poderíamos assumir de responsabilidades extras, considerando as tarefas que tínhamos definidas", afirmou Silva.
O principal entrave para a liberação de verbas este ano para o Pan é o prazo definido pela legislação eleitoral para a assinatura de convênios entre o governo federal e Estados e prefeituras: até sexta-feira.
Uma das reclamações do ministro dos Esportes foi o pedido de financiamento para a construção do velódromo, no Autódromo, protocolado ontem. Foi proposta uma parceria entre a prefeitura e o governo federal para uma construção permanente, orçada em R$ 18 milhões. O custo seria dividido.
"A prefeitura tem que parar de transferir as responsabilidades", atacou o ministro.
O projeto "Mobilidade Urbana", de obras no entorno dos principais pontos do evento, também está parado. A verba do BNDES ficou retida por causa de problemas financeiros do Rio com outros órgãos federais.
Segundo o governo federal, já estão garantidos como investimento no Pan 2007 R$1,29 bilhão -entre patrocínio, investimento em obras, segurança e turismo-, o que representaria cerca de 50% do que foi gasto.
O prefeito do Rio, Cesar Maia, foi procurado pela Folha, mas não se manifestou até a conclusão desta edição. A Secretaria Especial para o Pan afirmou que cumpre suas responsabilidades e que pediu ajuda em relação ao Autódromo porque o próprio governo federal se dispôs a ajudar.


Texto Anterior: Clóvis Rossi: A ilusão italiana

Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.