São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
A partir de hoje, evento começa a roubar tempo e jogadores do Brasil
Agora, é a Olimpíada que gera estresse na seleção

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter conseguido um alívio nas eliminatórias, vencendo ontem a Argentina, a comissão técnica da seleção deve se preparar para novo desafio a partir de hoje: a Olimpíada passará a roubar o tempo do time nacional.
Os próximos compromissos da seleção levarão a campo o time olímpico (com atletas até 23 anos). Nos dias 9 e 12, o Brasil enfrenta o Chile nos últimos amistosos de preparação para os Jogos.
Um deles será em Santiago, capital chilena. O outro, a princípio, ocorrerá em Florianópolis.
Em meio à definição do time que vai a Sydney, o técnico Wanderley Luxemburgo já terá de chamar o que enfrentará, pela terceira vez em oito dias, o Chile. A partida do dia 17, novamente em Santiago, será válida pelas eliminatórias da Copa-2002.
""Depois do dia 12, a gente esquece o time olímpico e pensa na seleção principal. Mas logo depois temos que fazer a convocação para a Olimpíada", disse Candinho, consultor técnico de Luxemburgo que pode vir até a dirigir a seleção em um jogo devido ao apertado calendário até o torneio olímpico.
Em setembro, quando o Brasil estará em Brisbane, na Austrália, iniciando a preparação para tentar uma inédita medalha de ouro, a seleção principal terá jogo contra a Bolívia pelas eliminatórias.
""Para o jogo com a Bolívia, vamos ter que dividir a comissão técnica. Queremos poupar dessa partida os jogadores do time olímpico, mas, se precisar, serão chamados", disse Candinho.
Ainda na primeira quinzena do mês, a comissão técnica deverá fazer duas convocações, uma definindo os 18 jogadores que vão disputar os Jogos de Sydney.
Ontem, poucas horas antes do clássico contra a Argentina, Luxemburgo divulgou a lista dos jogadores convocados para os dois amistosos do time olímpico com o Chile. ""Cerca de 80% dos jogadores da lista deverão estar na Olimpíada", disse Candinho.
Dois jogadores que aparecem na lista anunciada ontem, o meia Alex e o atacante Ronaldinho, que ontem tiveram ótima atuação, integram a seleção principal -assim, desfalcarão em setembro, com certeza, ou a seleção principal ou a seleção olímpica.
Como os dois são nomes certos na Austrália, é provável que viajem para os Jogos apenas na noite do dia 3 de setembro, logo após a partida contra a Bolívia-a princípio, a seleção viaja para disputar a Olimpíada em 28 de agosto.
A convocação apresentou algumas novidades, como o atacante Geovanni, do Cruzeiro, que se destacou na Copa do Brasil no primeiro semestre, e o goleiro Hélton, que tem sido titular do Vasco -outras novidades são os zagueiros André Luiz e Lúcio e o lateral Silvio.
A seleção pode levar três jogadores com mais de 23 anos para Sydney, mas não definiu os nomes -pode até não levar ""adultos", como farão os concorrentes.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, em 26 de agosto a lista completa de atletas que irão à Austrália deverá ser entregue ao Socog -o comitê organizador dos Jogos de Sydney.
Outra questão a ser discutida pela comissão técnica do Brasil diz respeito ao hotel escolhido para receber o time na Austrália -a seleção de futebol decidiu ficar a 80 km de Brisbane, em local paradisíaco, e não no indicado pelo Comitê Organizador, onde se hospedarão seus adversários.
A escolha da seleção está causando uma situação embaraçosa para o COB, já que apenas o time de futebol do Brasil e o da Itália exigem tratamento especial. Ficando em um hotel fora dos planos do Socog, o time obriga os organizadores a preparar um esquema de segurança especial para os comandados de Luxemburgo.
Agora que passou o jogo contra a Argentina, Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, irá entrar em contato com Ricardo Teixeira, que comanda a CBF, para lhe repassar as reclamações do Socog sobre os preparativos da seleção brasileira.
Espera que Teixeira tome alguma atitude, evitando maiores dificuldades para os australianos.


Colaborou João Carlos Assumpção, do Painel FC


Texto Anterior: Ronaldo visita jogadores e vai ao Morumbi
Próximo Texto: Leia amanhã o guia especial do Brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.