São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício aumenta rendimento


DA REPORTAGEM LOCAL

Integração social, melhora no condicionamento físico, diminuição da gordura, melhora na qualidade do sono. Estes são alguns dos benefícios que acabam culminando no aumento da produtividade dos funcionários.
Marcelo Bueno, médico especialista em avaliação física e prescrição de exercícios, garante que a atividade, em qualquer intensidade, tem esse "poder".
"O homem, como qualquer animal, tem que diariamente fazer um pouco de esforço. É fisiológico. Mas a vida moderna, com tantos controles remotos, elevadores e escadas rolantes, acaba dando ao homem um conforto perigoso. Ele (homem) acaba desenvolvendo doenças que, de outra forma, não teria. Nesse cenário, qualquer atividade é bem-vinda", declarou Bueno.
Cientificamente, a explicação é metódica: a atividade física faz o cérebro (hipotálamo) produzir uma substância chamada beta-endorfina, responsável pelo humor da pessoa. Além do humor, a substância também regula o estresse perante adversidades e o sono -apontado como maior "vilão" da indisposição.
Segundo Bueno, existe uma fase do sono chamado REM (Rapid Eye Moviment). É durante esta fase, a mais profunda, que as pessoas descansam. Uma maior ou menor REM depende, entre outros fatores (bebida, alimentação), da atividade física.
"Uma pessoa que acorda disposta significa um funcionário que produz mais", afirmou o especialista. (MR)


Texto Anterior: + Esporte - Academia: Academias "atacam" em feiras e firmas em busca de mais clientes
Próximo Texto: Futebol - Soninha: Será que agora embala?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.