São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2000


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+ESPORTE - ACADEMIA
Academias "atacam" em feiras e firmas em busca de mais clientes

DA REPORTAGEM LOCAL

Para procurar aumentar a preocupação dos empresários brasileiros com a qualidade de vida de seus funcionários, algumas academias de ginástica têm mobilizado seu setor comercial para vender "produtos" promocionais para as empresas.
A abordagem das academias é normalmente feita por meio dos departamentos de recursos humanos das empresas ou pela participação em feiras do setor.
"São as pessoas (do departamento de RH) que podem entender o produto que estamos propondo e vender a idéia para os seus chefes. Não é só um benefício para o funcionário, mas para a produtividade da empresa", declarou Ana Lúcia Vaz, gerente comercial da Runner, única academia que estará participando da Expo RH 2000, a partir do dia 8 do mês que vem.
Segundo Ana Lúcia, a Runner garantiu a sua vaga entre as 90 empresas que terão estandes durante a exposição porque teve bons retornos no ano passado.
As maiores academias de São Paulo, apesar de não estarem participando da Expo RH 2000, têm as presenças de seus diretores confirmadas na IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference and Trade Show, que será realizada em outubro.
O evento vai reunir executivos e profissionais de educação física, além de empresas que produzem de material esportivo a softwares de avaliação física.
A feira também terá a participação do norte-americano Dave Pickering, que dirige a International Fitness Club Networks -maior empresa do setor de implantação de atividade física dentro de empresas.
Apesar de as feiras do setor reunirem a cada ano mais pessoas, o trabalho direto entre academias de ginástica e empresas ainda é o meio mais usado.
"Por meio de licitação, conseguimos o espaço reservado pela Editora Abril para a construção de uma academia. Como usamos seu espaço, podemos oferecer mensalidades bem baratas", informou Edgar Corona, diretor executivo da BioRitmo, que tem uma filial para uso exclusivo dos funcionários da editora.
O caso da BioRitmo é uma exceção. A maioria das academias oferece aulas em suas filiais para as empresas parceiras.
Os contratos ou são de benefício ou promocionais.
Pelo contrato de benefício, o funcionário tem o valor de sua mensalidade deduzido no pagamento. O desconto depende do contrato e da política da empresa -há casos em que o valor é proporcional à frequência do funcionário na academia.
Já a parceria promocional garante desconto nas mensalidades dos funcionários.
(MARÍLIA RUIZ)


DISPARIDADE
Enquanto nos Estados Unidos quase 10% da população pratica atividades físicas, no Brasil apenas 1,2% da população tem esse hábito. Os dados são da IHRSA (The International Health Racquet and Sportsclub Association), que, em outubro, promove no Brasil a Latin American Conference and Trade Show.

AFASTAMENTO
Segundo o INSS, nos últimos cinco anos, LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são a segunda maior causa de faltas ao trabalho. Segundo o ortopedista Mário Henrique Campos, exercícios de fortalecimento muscular diminuiriam essas lesões.
E-mail mais.esporte@uol.com.br


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