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+ESPORTE - ACADEMIA
Academias "atacam" em feiras e
firmas em busca de mais clientes
DA REPORTAGEM LOCAL
Para procurar aumentar a
preocupação dos empresários
brasileiros com a qualidade de
vida de seus funcionários, algumas academias de ginástica têm
mobilizado seu setor comercial
para vender "produtos" promocionais para as empresas.
A abordagem das academias é
normalmente feita por meio dos
departamentos de recursos humanos das empresas ou pela
participação em feiras do setor.
"São as pessoas (do departamento de RH) que podem entender o produto que estamos propondo e vender a idéia para os
seus chefes. Não é só um benefício para o funcionário, mas para
a produtividade da empresa",
declarou Ana Lúcia Vaz, gerente
comercial da Runner, única academia que estará participando
da Expo RH 2000, a partir do dia
8 do mês que vem.
Segundo Ana Lúcia, a Runner
garantiu a sua vaga entre as 90
empresas que terão estandes durante a exposição porque teve
bons retornos no ano passado.
As maiores academias de São
Paulo, apesar de não estarem
participando da Expo RH 2000,
têm as presenças de seus diretores confirmadas na IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference and Trade Show, que será realizada em outubro.
O evento vai reunir executivos
e profissionais de educação física, além de empresas que produzem de material esportivo a softwares de avaliação física.
A feira também terá a participação do norte-americano Dave
Pickering, que dirige a International Fitness Club Networks
-maior empresa do setor de
implantação de atividade física
dentro de empresas.
Apesar de as feiras do setor
reunirem a cada ano mais pessoas, o trabalho direto entre academias de ginástica e empresas
ainda é o meio mais usado.
"Por meio de licitação, conseguimos o espaço reservado pela
Editora Abril para a construção
de uma academia. Como usamos seu espaço, podemos oferecer mensalidades bem baratas",
informou Edgar Corona, diretor
executivo da BioRitmo, que tem
uma filial para uso exclusivo dos
funcionários da editora.
O caso da BioRitmo é uma exceção. A maioria das academias
oferece aulas em suas filiais para
as empresas parceiras.
Os contratos ou são de benefício ou promocionais.
Pelo contrato de benefício, o
funcionário tem o valor de sua
mensalidade deduzido no pagamento. O desconto depende do
contrato e da política da empresa
-há casos em que o valor é proporcional à frequência do funcionário na academia.
Já a parceria promocional garante desconto nas mensalidades dos funcionários.
(MARÍLIA RUIZ)
DISPARIDADE
Enquanto nos Estados Unidos quase 10% da população pratica atividades físicas, no Brasil apenas 1,2%
da população tem esse hábito. Os
dados são da IHRSA (The International Health Racquet and Sportsclub
Association), que, em outubro, promove no Brasil a Latin American
Conference and Trade Show.
AFASTAMENTO
Segundo o INSS, nos últimos cinco
anos, LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são a segunda maior causa de
faltas ao trabalho. Segundo o ortopedista Mário Henrique Campos,
exercícios de fortalecimento muscular diminuiriam essas lesões.
E-mail
mais.esporte@uol.com.br
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