São Paulo, segunda, 27 de julho de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Clássicos regionais na rodada de abertura do campeonato nacional geram partidas parelhas com bom público
Évelson de Freitas/Folha Imagem
Jogadores do Palmeiras comemoram o segundo gol da equipe, marcado pelo meia zinho, no clássico contra o São Paulo, ontem, no estádio do Pacaembu, na rodada inaugural do campeonato Brasileiro-98


Clássicos chamam público no Brasileiro

Enciso, do Inter, disputa com Tinga, do Grêmio, no clássico gaúcho Fábio Júnior (á dir.), atacante do Cruzeiro, disputa bola com adversário atleticano
da Reportagem Local

Com seis clássicos regionais, o Campeonato Brasileiro-98 começou neste fim-de-semana com partidas equilibradas e uma boa média de público.
Os duelos entre os rivais cariocas (Flamengo e Botafogo), mineiros (Atlético e Cruzeiro) e paranaenses (Atlético e Coritiba) terminaram em empate: 1 a 1, 1 a 1 e 2 a 2.
Nos três outros clássicos da rodada, Palmeiras, Internacional e Guarani superaram São Paulo (2 a 1), Grêmio (1 a 0) e Ponte Preta (2 a 0), respectivamente.
Apenas no confronto entre os clubes campineiros houve uma vantagem de mais de um gol de diferença no placar da partida, o que mostra o equilíbrio dos jogos, uma das principais características dos clássicos.
Apenas dois times tiveram vitória tranquila na rodada inaugural do Brasileiro-98. O Sport fez 4 a 0 no América-RN, e o Juventude bateu por 3 a 0 o Paraná.
Nos demais confrontos, o Santos ganhou de 2 a 0 do Bragantino, a Lusa fez 2 a 1 no América-MG e o Goiás venceu por 2 a 1 o Vitória.
A idéia da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em marcar grandes confrontos locais para a primeira rodada do Brasileiro acabou dando resultado, mesmo que esse seja efêmero.
Mesmo após a disputa da maior Copa do Mundo da história -foram 33 dias de competição-, em que o Brasil perdeu na final para os franceses, o público se fez presente nos estádios em bom número.
A razão para isso é a realização de clássicos, que, pela rivalidade, atraem atenção.
A média de público da rodada inaugural do torneio foi de 13.227 torcedores -não está incluído o público de Palmeiras x São Paulo, não foi divulgado.
Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro-97, a média de público foi de apenas 5.715 pessoas.
O campeonato nacional do ano passado teve média geral de público de 10.614 pessoas.
O maior público da rodada foi registrado no Mineirão, onde 37.230 torcedores acompanharam o jogo entre Atlético e Cruzeiro. Isso proporcionou uma renda de R$ 37.230,00, a maior até agora da competição.
O pior público da rodada foi o da partida entre a Lusa e o América-MG. Foram ao estádio do Canindé apenas 2.929 torcedores, o que gerou uma renda de apenas R$ 27.715,00.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro-98, porém, não haverá nenhum clássico regional.
Mais que isso, apenas um confronto entre times do mesmo Estado será disputado (São Paulo x Guarani, no domingo).



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.