São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Além do ringue

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem grandes combates previstos para o momento atual, duas notícias extra-ringue dominaram as manchetes nos últimos dias. Ambas se referem à (falta de) organização da modalidade.
A novidade mais concreta foi a vitória na Justiça dos EUA alcançada pelo alemão Graciano Rocchigiani, ex-campeão dos meio-pesados da FIB (Federação Internacional de Boxe), sobre o CMB (Conselho Mundial de Boxe), que pode render a ele US$ 30 milhões. A entidade, baseada no México, é a mais representativa do boxe, com 161 países-membros.
O caso se refere a 1997, quando era impossível saber quem era o campeão dos meio-pesados do CMB: Roy Jones Jr., que aparentemente havia aberto mão do cinturão, ou Rocchigiani, que tinha conquistado o título interino e, com a renúncia de Jones Jr., seria elevado à condição de campeão de fato. Mas quando Jones Jr. mudou de idéia, o CMB lhe devolveu o cinturão, e Rocchigiani ficou de mãos abanando. Até agora.
Uma corte dos EUA deu ganho de causa ao alemão, que assim teria direito a US$ 30 milhões. A Justiça dos EUA não pode intervir no México, mas como as mais importantes disputas de cinturão ocorrem nos EUA, tal valor talvez possa ser deduzido direto da taxa paga pelos boxeadores para o CMB sancionar seus combates.
Um problema semelhante ao que afligiu Rocchigiani ocorreu quando o atual campeão dos pesados do CMB Lennox Lewis venceu o americano Lionel Butler, em 1995. A luta foi promovida como sendo eliminatória pelo posto de primeiro do ranking, mas Lewis foi preterido em favor de Mike Tyson, que acabava de sair da prisão e acabou ganhando o posto de desafiante oficial do CMB.
Em contato telefônico com esta coluna, ontem à tarde, Jose Sulaiman, presidente do CMB, afirmou que, diferentemente do que foi divulgado pela internet, não discutirá o tema em profundidade, aconselhado por seus advogados, pois estão em processo de apelação. Disse, porém, que "o que havia sido acertado em 97 era que Jones Jr. e Rocchigiani se enfrentariam para definir quem seria o campeão indiscutível do CMB, o que não aconteceu."
"O que parece coisa de cinema, e não realidade, foi terem deixado um prisioneiro [Rocchigiani cumpre pena na Alemanha] deixar o país para participar de julgamento nos EUA", concluiu.

Em outro assunto relacionado à organização do esporte, a comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado americano aprovou projeto de lei que propõe a criação da USBA. Trata-se de um órgão subordinado ao governo que supervisionaria o pugilismo e promoveria a transparência.
Se o projeto passar pelas votações subsequentes, um dirigente seria apontado pelo presidente dos EUA, e a USBA passaria a intervir na forma como são feitos contratos, entre outras questões, além de o órgão contar com o poder de investigar irregularidades.
Mas é bom lembrar que o governo dos EUA nem sempre alcançou sucesso quando se aventurou nos ringues. Basta lembrar as investidas, frustradas, do FBI contra o polêmico Don King.
Para sermos justos, porém, vamos lembrar que uma investigação comprovou irregularidades na FIB (Federação Internacional de Boxe) e conseguiu banir do esporte o presidente Bob Lee.

Brasil 1
Data prevista: 16 de novembro. Horário: 16h. Local: São Paulo, mas definitivamente não em um estádio de futebol. Porém nada está fechado. Será que a tal luta de Popó no Brasil sai mesmo? As chances de ela acontecer são de 50%, diz seu promotor a esta coluna. O empecilho seriam detalhes financeiros envolvendo a Globo Esportes.

Brasil 2
Minotauro está na Holanda tratando das costas, cortesia do bate-estacas que levou no último Pride. Mas ele vai ao Japão assistir ao Pride 22, dia 29, quando Zé Mário Sperry, da Brazilian Top Team, luta. Esta planeja para 2003 um circuito brasileiro de vale-tudo.

Brasil 3
Vencedores do Circuito Brasil Olímpico: Rafael Lima (pesado), Josival Lima (médio), Marcos Costa (meio-médio), Maike Carvalho (leve), Edvaldo Oliveira (galo), Gilliard Paulino (mosca-ligeiro).

E-mail eohata@folhasp.com.br



Texto Anterior: Basquete: Jordan jogará outra temporada na NBA
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: No meio do caminho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.