São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Terceiro atleta do país na liga deve quebrar recordes

DO ENVIADO A SÃO CARLOS

Em sua primeira temporada na NBA, Nenê tem tudo para virar o dono de todos os recordes de um brasileiro na liga norte-americana.
Isso porque os únicos dois atletas do país que anteriormente atuaram no campeonato tiveram atuações pífias.
Ambos têm como semelhança o fato de serem pivôs e de terem conquistado o ouro no Pan-Americano de 1987, em Indianápolis, ao lado de Oscar, Marcel e cia.
Por sinal, Oscar, hoje 44, chegou a ser "draftado" pelo New Jersey Nets em 1984, com a 131ª escolha. Recusou, alegando que a proposta financeira não era boa e que, naquela época, os jogadores que atuassem profissionalmente ficariam alijados dos selecionados nacionais.
Assim, o pioneiro foi o curitibano Rolando Ferreira Júnior, 2,14 m, 125 kg, hoje aposentado, em 1988/89, pelo Portland Trail Blazers.
Então com 24 anos, ele atuou um total de 34 minutos, divididos em 12 partidas. Em 18 arremessos de quadra, acertou só um, além de sete lances livres em oito tentativas. Não fez mais do que dois pontos em um jogo -acabou o campeonato com nove, mais 13 rebotes, uma assistência, um bloqueio, seis erros e sete faltas.
Na temporada 1991/92, foi a vez de José João Vianna, o Pipoka, 2,04 m, 102 kg, então com 28 anos, ter uma chance. E uma só mesmo.
Nos seus nove minutos pelo Dallas Mavericks, o brasiliense, que continua na ativa, defendendo o Uniara, de Araraquara, até que não foi mal: acertou um de dois arremessos, deu duas assistências, teve um erro, cometeu três faltas. Um total de dois pontos, zero rebote.
Assim, Nenê terá todas as condições de se tornar na temporada 2002/03 o brasileiro recordista na NBA em praticamente todos os fundamentos, excluindo aproveitamento nos lances livres -Rolando tem a ótima marca de 87,5%. (LC)


Texto Anterior: Maybyner, mas pode me chamar de Nenê
Próximo Texto: Nenê evoluiu no jipe e "na mão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.