São Paulo, sábado, 27 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 12 sedes, comitê da Copa-2014 ganha poder

CBF convence Fifa a ampliar número de cidades para a competição no Brasil

Cada região do país contará com pelo menos um estádio no Mundial; anúncio das escolhidas acontece em 18 de março, após inspeção


DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, conseguiu convencer os dirigentes da Fifa e ampliou para 12 o número de cidades que abrigará jogos da Copa do Mundo de 2014. Aumentou também seu poder de barganha com políticos e dirigentes locais, que lutam para abrigar jogos da segunda Copa no Brasil, apesar de dizer que a Fifa é quem vai indicar as sedes.
Inicialmente, a entidade que controla o futebol no mundo queria que o Mundial do Brasil fosse disputado apenas em 10 capitais. A decisão de aumentar as cidades foi selada no dia 20 passado em reunião do Comitê Executivo da entidade, realizada em Tóquio. Teixeira é um integrante do comitê.
No total, 18 capitais disputam 12 vagas. A escolha das cidades será anunciada em março. Antes, em janeiro, um grupo de executivos da Fifa fará a última vistoria nas candidatas.
Eles vão percorrer o país de jatinho. Além de visitar os estádios, os executivos vão inspecionar instalações como aeroportos, hotéis e hospitais.
Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre estão certos na lista da Fifa. A entidade deverá escolher pelo menos uma outra cidade na região Sul, três no Nordeste, uma no Norte e outra no Centro-Oeste.
As cidades escolhidas pela Fifa vão ganhar apoio financeiro do governo federal. O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, já disse que lançará o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa, o que aumentou ainda mais a disputa entre as candidatas. O anúncio oficial será feito até maio.
Outras cidades tentaram concorrer, mas desistiram durante o processo. De São Paulo, Barueri, Campinas, Guarulhos e Jundiaí chegaram a fazer projetos. Algumas ainda tentam ser aproveitadas como local de treinamento das seleções durante o campeonato.
Teresina e João Pessoa também tentaram, mas não levaram o estudo até o final -precisariam de inúmeras obras de infra-estrutura, além da construção de estádios novos.
Na primeira Copa realizada no Brasil, em 1950, seis cidades apenas abrigaram partidas -Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Construído para o Mundial, o Maracanã sediou oito dos 22 jogos da competição, incluindo a derrota brasileira na final contra o Uruguai. Em São Paulo, o Pacaembu, dos anos 40, abrigou seis partidas.


Texto Anterior: Escudero só chega após pagamento
Próximo Texto: Casa nova: Comitê terá escritório na Barra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.