São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Brasileiros conseguem pela primeira vez uma dobradinha na maior corrida do mundo em Indianápolis

Hélio Castro Neves vence as 500 Milhas

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Hélio Castro Neves conquistou ontem as 500 Milhas de Indianápolis, a maior corrida do mundo. Seu companheiro na equipe Penske, Gil de Ferran, foi o segundo. Michael Andretti, outro piloto da Cart, chegou em terceiro -a prova faz parte do calendário da liga rival, IRL.
A vitória foi a terceira de um brasileiro em Indianápolis. Antes, apenas Emerson Fittipaldi havia vencido no histórico oval: em 1989, pela equipe Patrick, e em 1993, também pela Penske.
Com a dobradinha brasileira, a primeira da história, o time de Roger Penske alcançou sua 11ª vitória no circuito -a última fora em 1994, com Al Unser Jr.
Ameaçada pela chuva, a corrida começou com Scott Sharp, pole position, perdendo o controle de seu carro, o que provocou a primeira bandeira amarela do dia -acidentada, a corrida teria ainda mais sete neutralizações.
Robby Gordon então assumiu a ponta, mas os brasileiros já se destacavam -Gil chegou ao terceiro posto logo nas primeiras voltas.
O brasileiro, porém, só alcançou a liderança na volta 110. Chegou a ser superado por Tony Stewart, em um pit stop, mas só cedeu de vez a ponta, e para o companheiro Castro Neves, na volta 149, quando os dois pararam uma vez mais nos boxes. A disputa, então, passou a ser questão doméstica para a Penske, que não foi prejudicada nem por uma bandeira vermelha acionada por causa da chuva.
Quando os dois pilotos voltaram aos boxes para a última parada, Gil tentou dar o troco. Passou Castro Neves, mas, ainda no pit lane, perdeu de novo a posição. "Em uma situação como a das últimas voltas, você esquece que o outro piloto é seu companheiro de equipe e quer apenas vencê-lo", disse o vencedor da corrida.



Texto Anterior: Futebol: Strasbourg festeja conquista na França
Próximo Texto: Piloto ignora protocolo e sobe no alambrado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.