São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro tenta 3º troféu em Roland Garros e 1º sucesso na defesa de título

Guga estréia em Paris na busca por façanha inédita

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Chegou a hora que Gustavo Kuerten mais gosta na temporada do tênis masculino.
Hoje, por volta das 7h, o brasileiro estréia na edição 2001 de Roland Garros, contra o argentino Guillermo Coria, em busca de seu terceiro título no Grand Slam francês, de superar uma pressão inédita em termos de liderança do ranking de entradas e de conseguir defender um título pela primeira vez na vida.
Até hoje, Kuerten nunca conseguiu ganhar uma competição por dois anos seguidos.
Agora, em Roland Garros, precisa muito quebrar esse tabu para não cair na lista de entradas da ATP e não se distanciar de Andre Agassi e Juan Carlos Ferrero na disputa pela liderança da Corrida dos Campeões.
Caso não passe da primeira rodada, Kuerten pode ser ultrapassado por sete rivais no ranking que considera os resultados das últimas 52 semanas.
Se tem muitos desafios, o brasileiro conta também com um desempenho inigualável hoje em termos de Roland Garros.
Além dos dois títulos, Guga tem um aproveitamento e uma lista de vitórias memoráveis nas quadras de saibro que o revelaram, em 1997, e o consagram de vez, no ano passado.
Em 22 jogos individuais pelo torneio, foram 19 vitórias, o que significa um ótimo aproveitamento de 86%.
Caso ganhe novamente o título agora, Kuerten se igualará aos mitos Ivan Lendl e Mats Wilander no segundo posto do ranking dos maiores vencedores em Roland Garros na era profissional -o líder é Bjorn Borg, dono de seis troféus da competição.
"Vou entrar em quadra concentrado, dando 100%, sempre lembrando dos bons momentos que eu tive aqui, com um bom espírito e tentando curtir", disse Kuerten, que hoje terá sua estréia mais dura em Roland Garros, que disputou pela primeira vez em 1996.
Com exceção do próprio brasileiro e de Ferrero, nenhum outro tenista ganhou tantos jogos no saibro em 2001 quanto Coria, número 25 do ranking de entradas até ontem.
"Essa minha primeira rodada aqui poderia bem ser um jogo de quartas-de-final para frente", afirmou o brasileiro sobre o confronto de hoje.
Astro de primeira grandeza na França, Kuerten recebe tratamento de estrela em Roland Garros.
Sua partida de hoje será realizada na quadra central do complexo que abriga o Grand Slam francês. Nos seus treinos, uma multidão se aglomera para ver simples trocas de bolas entre o tenista brasileiro e seu técnico, Larri Passos, e pedir autógrafos.
Fernando Meligeni, o outro brasileiro em Roland Garros, faz sua estréia amanhã, quando irá enfrentar o suíço Michel Kratochvil.

NA TV - Torneio de Roland Garros, ao vivo, na EPSN International, a partir das 6h


Texto Anterior: Atletismo: Medalhista olímpico bate recorde mundial do decatlo
Próximo Texto: Feminino ganha fácil na diversidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.