UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Se Juventus bater Milan, cresce lista de fracassos brasileiros pós-Mundial

Decisão do ano na Europa testa o prestígio dos pentas

Dylan Martinez/Reuters
Rivaldo treina em Old Trafford, palco inglês da decisão italiana deste ano da Copa dos Campeões


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Juventus x Milan, hoje, às 15h45, em Manchester, na Inglaterra, vale o título do mais importante campeonato de clubes da bola, mas também o prestígio dos brasileiros pentacampeões mundiais.
Se o Milan de Dida, Roque Júnior e Rivaldo não triunfar na primeira final italiana da Copa dos Campeões, estará completo o fiasco em clubes do grupo vencedor na Ásia na temporada 02/03.
Dos 23 atletas que formaram o grupo de Luiz Felipe Scolari, 16 já não têm mais chance de conquistar um título de uma liga nacional ou continental no período de 12 meses subsequentes ao triunfo de 30 de junho do ano passado, em Yokohama, contra a Alemanha.
Entre os outros sete, só o zagueiro Edmílson, pelo Lyon, da França, já garantiu o titulo nacional na temporada. Ronaldo e Roberto Carlos também podem ganhar o título na Espanha, mas precisam reverter, pelo Real Madrid, a vantagem de um ponto da Real Sociedad nas três rodadas finais.
Em termos continentais, além do trio milanês hoje, o único pentacampeão que pode comemorar alguma coisa é o gremista Anderson Polga -contundido, o zagueiro desfalca o time gaúcho, que decide amanhã uma vaga nas semifinais, na Colômbia, contra o Independiente Medellín.
No meio de raros títulos de menor expressão, como o Paulista ganho por Vampeta e a Copa da Inglaterra conquistada por Gilberto Silva, a turma do penta, na verdade, ficou longe das taças.
No Brasileiro-2002, o Santos foi campeão sem contar com os escolhidos por Scolari. Titular na Ásia, o goleiro Marcos só colheu dissabores, incluindo o rebaixamento à Série B com o Palmeiras. O trio são-paulino formado por Rogério, Kaká e Ricardinho não foi capaz de acabar com as falhas nos momentos decisivos do clube, e os três ainda não celebraram juntos um título no Morumbi.
Mas é no futebol europeu que os resultados foram mais decepcionantes. O zagueiro Lúcio, no Bayer Leverkusen, só escapou do descenso na última rodada do Alemão. Perseguido por contusões e sem achar o caminho do gol, Luizão, do Hertha Berlin, teve que se contentar com o quinto lugar no mesmo campeonato.
Em constantes atritos com o treinador, Ronaldinho viu seu PSG terminar o Francês em uma modesta 11ª colocação. Mas pior fez Edílson, que não foi bem no futebol japonês e forçou sua volta para o Flamengo, com quem disputa hoje, contra o Sport, uma das semifinais da Copa do Brasil.
Para completar, naquela que deve ser sua última temporada na Roma, Cafu, que levantou a taça no Japão, foi incapaz de evitar a oitava colocação no Italiano.
Na partida de hoje em Manchester, que deve receber cerca de 40 mil torcedores italianos, o Milan, que tenta seu sexto título da Copa dos Campeões, irá escalar Dida desde o início. Roque Júnior, recuperado de contusão, também tem boas chances de começar atuando. Já Rivaldo deve entrar apenas na segunda etapa.
A Juventus, que ganhou a competição duas vezes, não tem brasileiros em seu elenco.

NA TV - Juventus x Milan, ao vivo, às 15h45, na ESPN International


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Eduardo Costa volta à seleção brasileira
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.