São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil poupa Romário e terá equipe sucateada

DO ENVIADO A TERESÓPOLIS

O Brasil vai disputar a Copa América com uma seleção sucateada. O técnico da equipe nacional deixou de fora os principais jogadores do torneio, que foi suspenso ontem pela Confederação Sul-Americana da Futebol.
O atacante Romário (Vasco), o meia-atacante Rivaldo (Barcelona), o zagueiro Antônio Carlos, o lateral-direito Cafu (ambos da Roma) e o lateral-esquerdo Roberto Carlos (Real Madrid) estão fora da competição.
O volante Mauro Silva, do Deportivo la Coruña, que sofreu um estiramento muscular anteontem, também não participará.
Como se não bastasse deixar de fora os grandes jogadores da seleção, Scolari surpreendeu ao convocar dois atletas do time sub-20, que estão disputando o Mundial da categoria, na Argentina: os volantes Eduardo Costa, do Grêmio, e Fernando, do Juventude.
O meia Juninho Pernambucano, do Lyon, o zagueiro Juan, do Flamengo, os laterais Júnior, do Parma, e Alessandro, do Atlético-PR, foram as outras novidades.
"É hora de valorizar os mais jovens. Os atletas que atuam na Europa estão em final de temporada, e não quero comprometer o futuro da seleção. Tenho que pensar de forma global", disse Scolari.
Ele preferiu sucatear a seleção para poder contar com todos os titulares nos jogos das eliminatórias da Copa, no segundo semestre. No dia 15 de agosto, a seleção enfrentará o Paraguai.
""Não podia exigir mais desses jogadores, quase todos em final de temporada. Por isso, fiz essa opção", afirmou o treinador.
Roberto Carlos, Cafu, Romário e Antônio Carlos vão aproveitar o período de disputa da competição para tratar contusões crônicas ou se submeter a cirurgias. Cafu passará por cirurgia no nariz. Roberto Carlos, com tendinite no joelho, fará tratamento intensivo.
O atacante Romário vai aproveitar a folga para se submeter a uma cirurgia em um dos olhos. No sábado, o jogador havia anunciado que disputaria o torneio.
O zagueiro da Roma, que tem problemas musculares, também fará tratamento.
A ausência dos principais jogadores na lista divulgada ontem por Scolari foi uma surpresa porque a seleção habitualmente disputa o torneio com força máxima.
Apesar de ter convocado um time com poucos jogadores experientes, Scolari disse que acredita na conquista do torneio.
""Não me preocupo em jogar com a força total. Com esse grupo, vamos jogar a Copa América para ganhar", disse o treinador, que não teme ter cometido o mesmo erro do seu antecessor.
Em maio, Emerson Leão convocou uma seleção B para a disputa da Copa das Confederações. Com a péssima campanha na competição, ele perdeu o cargo.
Logo após anunciar os convocados, o treinador foi surpreendido pela decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol, que suspendeu o torneio. ""Se a competição foi suspensa, a convocação também foi", disse Scolari. (SR)

Texto Anterior: Euller fica fora de treinamento
Próximo Texto: Futebol: Dida é punido por 1 ano na Itália, mas fica na seleção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.