UOL


São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

América do Sul sabe se ganha meia vaga hoje

DO ENVIADO A PARIS

Depois do fracasso nos gramados franceses (o Brasil caiu na primeira fase da Copa das Confederações, e a Colômbia não passou das semifinais), chegou a vez de a América do Sul enfrentar os concorrentes nos bastidores no rico e poderoso país europeu.
Num luxuoso hotel de Paris, o Comitê Executivo da Fifa se reúne hoje para anunciar, enfim, que a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, terá 32 seleções.
Como mostrou ontem a Folha, não haverá um novo inchaço (até a edição de 1978 o mais importante torneio de futebol do planeta tinha apenas 16 participantes).
Assim, os sul-americanos, maiores interessados no aumento do número de vagas, serão também derrotados fora de campo em solo francês em 2003.
A esperança dos membros da Conmebol é que, ao menos, a Fifa volte atrás na decisão de dar uma vaga direta para a Oceania.
Assim, estaria pelo menos garantida a possibilidade de uma repescagem entre o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas e o vencedor do próximo qualificatório da Oceania.
Para exigir uma maior representação na Copa do Mundo, a América do Sul apela para sua tradição: a região já ganhou a competição nove vezes, e o Brasil é o único país do mundo a estar em todas as edições.
Em compensação, tem contra si o fato de já ser, proporcionalmente, muito bem representada.
Mesmo com as regras atuais sendo mantidas, a América do Sul terá 40% das equipes que começarem suas eliminatórias no Mundial da Alemanha -são dez federações nacionais envolvidas na disputa sul-americana.
Nenhuma outra parte do mundo tem uma proporção tão generosa. A África só vai classificar para a próxima Copa 10% dos inscritos no seu qualificatório.
A Europa, que rivaliza em tradição e títulos com a América do Sul, colocou 29% dos participantes de seu torneio eliminatório no Mundial disputado no ano passado na Coréia do Sul e no Japão -é comum seleções tradicionais da região ficarem vez ou outra fora da Copa do Mundo. (PC)


Texto Anterior: Jogadores vão prestar homenagens na decisão
Próximo Texto: Pauta tem Atenas-04 e Copa-10
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.