São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teen entra no caminho de Djokovic

TÊNIS
Aos 18, Tomic surpreende e chega às quartas em Wimbledon

DE SÃO PAULO

Bernard Tomic tem apenas 18 anos, é o 158º do mundo e chegou a Wimbledon para disputar o qualifying. Uma semana depois, transformou-se na grande sensação do Grand Slam inglês.
Amanhã, o australiano encara o sérvio Novak Djokovic, vice-líder do ranking, em busca de uma vaga na semifinal. E com seu nome já escrito na história do torneio.
Tomic é o primeiro tenista teen a chegar às quartas de final em 25 anos. O último havia sido o alemão Boris Becker, em 1986. Antes dele, apenas John McEnroe e Björn Borg chegaram a essa fase com menos idade na era aberta do tênis (desde 1968).
O australiano também é o primeiro que sai do quali- fying e chega às quartas em Wimbledon desde o russo Vladimir Voltchkov (2000).
"É incrível, sinto-me genial. Nunca pensei que estaria aqui na segunda semana, principalmente nas quartas de final", comemorou Tomic, que ontem derrotou o belga Xavier Malisse (42º do mundo) por 6/1, 7/5 e 6/4.
Antes, havia vencido três jogos no qualificatório e despachado Nikolai Davidenko (RUS), Igor Andreev (RUS) e Robin Soderling (SUE).
Em 2010, nenhum teen terminou no top 100. Tomic, que nasceu na alemã Stuttgart e mudou-se com os pais para a Austrália aos três anos, pode virar o 80º.
"Ele tem um grande potencial e um grande talento", disse Djokovic, que com mais duas vitórias será líder do ranking -ontem, venceu o francês Michael Llodra. "Ele crê que pode ganhar dos tenistas top e vem fazendo isso. Saca bem e não comete muitos erros não forçados."
Tomic diz que a chave do sucesso é o fato de estar fazendo "seu jogo" e de ter abandonado o estilo defensivo dos tempos de júnior -virou profissional em 2009. "Farei o melhor que puder na quarta [amanhã], não tenho nada a perder, só faltam três jogos [até o título]", afirmou.
Os outros dois favoritos em Wimbledon também avançaram. Atual campeão, Rafael Nadal superou o argentino Juan Martín del Potro e pegará o americano Mardy Fish. Roger Federer, que venceu o russo Mikhail Youzhny, pega o francês Jo-Wilfried Tsonga.


Com as agências de notícias


Texto Anterior: Vôlei: Mari pede dispensa por problemas pessoais
Próximo Texto: Saldo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.