São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE
Menu de Popó

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo adversário de Acelino Freitas, o Popó, deve ser um boxeador acostumado a disputas de cinturões. É que os rivais mais cotados para enfrentá-lo em sua próxima defesa do título dos superpenas da OMB (Organização Mundial de Boxe) são os ex-campeões Manuel Medina e Roberto Garcia e os ex-desafiantes Daniel Alicéa e David Santos, segundo informações obtidas junto às diversas partes envolvidas com a carreira do baiano.
O porto-riquenho Daniel Alicéa ganhou notoriedade ao derrubar no primeiro assalto Naseem Hamed, melhor peso-pena (categoria imediatamente inferior à de Popó) da atualidade. No assalto seguinte, após nocautear Alicéa, Hamed justificou, ""só estava testando a lona para ele, verdade".
Já o norte-americano David Santos perdeu, em 20 de novembro do ano passado, uma decisão em 12 assaltos para o atual campeão dos superpenas pela AMB (Associação Mundial de Boxe), o cubano Joel Casamayor.
O ex-campeão dos superpenas Roberto Garcia, norte-americano, vem de duas derrotas consecutivas, ambas por nocaute. Primeiro, no ano passado, perdeu o título da Federação Internacional de Boxe para Diego Corrales.
Mais recentemente, em sua estréia como leve (categoria imediatamente superior à de Popó), Garcia foi nocauteado no décimo e último assalto pelo sul-africano Ben Tackie, em combate que vinha dominando por pontos.
O mexicano Manuel Medina, ex-campeão dos pesos-penas, seria o adversário mais atraente.
O mexicano provou recentemente que está em boa forma ao vencer eliminatória pelo título da FIB contra o também ranqueado Frankie Toledo, norte-americano, em seu último combate. Como já não ""pegava" em sua categoria, Medina não deve apresentar grande perigo ao lutador baiano.
Qualquer um representará uma evolução no nível dos oponentes de Popó, cujo melhor adversário até hoje prossegue sendo o boxeador russo Anatoly Alexandrov, de quem tomou o cinturão, em 99.
Os nomes acima são os mais cotados, mas tal planejamento pode sofrer alterações de última hora. Como aconteceu da última vez, em que Popó tinha como prováveis adversários apenas ex-campeões e acabou enfrentando Lemuel Nelson, por pressão do campeão meio-pesado Roy Jones Jr.
Azar não tê-los enfrentado, pois três deles (os que lutaram) perderam, surpreendentemente, seus combates. Garcia foi derrotado por Tackie e o novato inglês Scott Harrison (tem cerca de 15 lutas) bateu Tracy Harris Patterson e Tom "Boom Boom" Johnson.
O que espantou não foi o fato de terem sofrido derrotas -Popó seria o favorito para derrotá-los-, mas terem perdido para oponentes relativamente inexperientes. Esses nomes teriam ficado bem no currículo de Popó, não é? (Principalmente no lugar de Nelson). A equipe de Popó não gostou da data de 23 de setembro, proposta pela rede de TV a cabo norte-americana Showtime, para a apresentação do brasileiro no exterior. É que Popó planejava prestigiar e auxiliar na preparação do amigo Kelson Carlos Pinto nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Ex-campeão 1
O nigeriano David Izon, próximo adversário de Mike Tyson segundo a rede de TV a cabo Showtime, em setembro, é um dos representantes da nova geração de pesados que ainda não vingou. Izon registrou vitórias sobre os competentes Derrick Jefferson, Terrence Lewis, Darrol Wilson e Lou Savarese, último adversário de Tyson, que durou 38 segundos com o ex-campeão. Contra Michael Grant, em 1998, no entanto, Izon perdeu por nocaute técnico em cinco assaltos.

Ex-campeão 2
Alguém acredita que o ídolo mexicano Júlio César Chávez, que amanhã desafia o russo Kostya Tszyu pelo título dos meio-médios-ligeiros do Conselho Mundial, conseguirá provar que as bolsas de apostas que o colocam na condição de azarão em 100 por 1 estão erradas?
E-mail eohata@folhasp.com.br
www.uol.com.br/folha/pensata


Texto Anterior: Torcedor terá transporte gratuito em Sydney
Próximo Texto: + Esporte - Pense: Livro conta histórias do primeiro grande ídolo do futebol brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.