UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Sem a sombra de Agassi, Guga tenta embalar

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten, 26, inicia nesta semana sua temporada norte-americana em quadras rápidas com um alento: a ausência de Andre Agassi no Torneio de Los Angeles, que começa hoje.
O atual número um do ranking de entradas da ATP é o principal algoz do brasileiro nesse torneio.
Nas duas edições anteriores, Agassi, que atualmente lidera o ranking de entradas, eliminou Guga e acabou se sagrando campeão. Em 2001, o duelo foi nas semifinais. No ano passado, nas quartas-de-final.
Sem a presença do norte-americano, Guga, que disputou 11 confrontos com Agassi e venceu somente quatro, pode ter o caminho facilitado até o título.
O brasileiro, que não atua desde a eliminação na segunda rodada de Wimbledon, em junho, fará sua estréia amanhã, em Los Angeles, diante do canadense Frederic Niemeyer, 238º do mundo.
Os dois tenistas jamais se encontraram em quadra. Mas a partida poderá ser uma prévia de um dos confrontos da Copa Davis entre Brasil e Canadá. Em setembro deste ano, os dois países se enfrentarão em Calgary por um lugar na primeira divisão da Davis. Niemeyer, que jamais ganhou um torneio como profissional, deve fazer parte da equipe de seu país.
Se passar por Niemeyer, Guga, quarto cabeça-de-chave, só deverá ter parada dura pela frente a partir das quartas-de-final.
Pode, por exemplo, enfrentar o australiano Mark Philippoussis, vice-campeão em Wimbledon neste ano. O francês Sebastién Grosjean, cabeça-de-chave número 2, e o sul-africano Wayne Ferreira, número 7, também estão na chave do brasileiro.
Em Los Angeles, Guga inicia sua preparação para o Aberto dos EUA, que começa dia 25 de agosto. Antes disso, o brasileiro vai participar dos Masters Series de Montréal e Cincinnati.
Com a volta às quadras de piso sintético, o tenista brasileiro espera apagar seu fraco desempenho no saibro nesta temporada.
No solo que é a sua especialidade, Guga não avançou às quartas-de-final em nenhum dos principais eventos do ano. Em Roland Garros, Grand Slam em que conquistou três títulos, acabou perdendo na terceira rodada.


Texto Anterior: Basquete: Brasil derrota EUA em Mundial sub-21 na Croácia
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: O detalhe do gol
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.