São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOBRE QUATRO PATAS

Usado com "terapia", hipismo vira aposta

Técnico quer levar cavalo a Pequim-08

Arquivo pessoal
Zé Roberto, que tem no hipismo uma de suas maiores paixões, monta um de seus cavalos


DA REPORTAGEM LOCAL

"Ele tem mais fotos com os cavalos do que comigo." A frase de Alcione, mulher de Zé Roberto, ilustra bem o tamanho da paixão do treinador por seu segundo esporte. Tão grande que ele já pensou até em se aventurar em cima dos cavalos.
"Eu tenho o sonho de competir, só não sei se consigo. Meu espírito competitivo não deixa. Não sei se agüentaria entrar lá e não poder dar 100%, tentar ser o melhor. Não conseguiria lidar com os erros", conta o perfeccionista Zé Roberto.
A modalidade de seus sonhos é o adestramento clássico, que o treinador já pratica. Teve as primeiras noções com Jorge Rocha, único brasileiro a disputar a prova nos Jogos de Sydney-2000 -ficou na 47ª e penúltima colocação.
Sua principal montaria, Oceano do Top, está entre as melhores em atividade no país, sob o comando da canadense Alexandria Wilson. Zé Roberto trabalha para tentar levá-la a Pequim-2008, mesmo que seja sob a bandeira do Canadá.
Os cavalos entraram na vida do treinador ainda menino, quando ele brincava nas fazendas de Quintana, no interior de São Paulo. Sua primeira montaria, no entanto, só foi comprada graças ao trabalho no vôlei, no fim dos anos 80.
"Eu era alucinado por cavalos. Quando comprei a minha égua, parecia criança que ganha um brinquedo", conta. "É minha terapia. Quando estou em cima do cavalo, não consigo pensar em muita coisa."
Além do adestramento, Zé Roberto também se aventura no mundo dos saltos. Um de seus cavalos está sendo testado por Vitor Alves Teixeira, cavaleiro que disputou vaga na seleção em Sydney-2000. (ML)


Texto Anterior: Pela medalha, Zé Roberto tenta entender mulheres
Próximo Texto: Estatística: Só a líbero Arlene emplaca nos rankings do GP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.