São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diego recusa oferta santista e já é do Porto

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Diego já é jogador do Porto. A transferência do meio-campista para clube português, por quatro temporadas e 8 milhões, foi definida ontem em encontro na Universidade Santa Cecília, de propriedade do presidente do Santos, Marcelo Teixeira.
O jogador dará uma entrevista hoje, às 17h, antes de embarcar no avião para Portugal. Ele se apresenta ao novo clube amanhã.
Além do presidente, estavam na reunião o vice do Santos, Norberto Moreira da Silva, o pai e procurador do meia, Djair da Cunha, um representante do clube português e o próprio Diego.
Marcelo Teixeira saiu visivelmente irritado da reunião, na qual tentou cobrir a proposta do atual campeão europeu.
A oferta foi rechaçada pelo jogador e por seu pai, que consideram que este é o momento de Diego, campeão da Copa América pela seleção brasileira, ter sua primeira experiência no exterior.
Os direitos federativos de Diego são divididos igualmente entre o pai do atleta e o clube.
Em Portugal, Diego deverá receber salário mensal de US$ 150 mil (em torno de R$ 450 mil).
O jogador havia chegado ao Santos pela manhã, mas fora dispensado do treino pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Cumprimentou alguns companheiros, entre eles Robinho, e saiu para a reunião com os dirigentes.
"Ele tem proposta para ir embora e está preparado para sair, ou ficar. Eles [dirigentes, Diego e seu pai] estão conversando. Se sair, vai ser normal, mas, se ficar, será ótimo", disse Luxemburgo, pela manhã. Devido à Copa América, o treinador se acostumara à ausência do jogador.
Ao fechar seu ciclo, Diego se torna mais um da geração dos "Meninos da Vila" -campeões brasileiros de 2002 e vices da Libertadores-03- a sair. Só o meia Elano e o atacante Robinho seguem no time, que recebe o Coritiba amanhã, pelo Nacional.
Revelado no Santos e escalado no time profissional aos 17 anos, em 2002, por Celso Roth, o meia chegou à seleção brasileira, pela qual disputou o Pré-Olímpico neste ano. O país, porém, não ganhou vaga para os Jogos de Atenas, e o jogador foi tido como um dos culpados pelo fiasco.
Pretendido desde o início de junho, Diego terá a responsabilidade de substituir Deco, meia brasileiro naturalizado português que foi contratado pelo Barcelona e era o principal líder do Porto.
O clube português defenderá na temporada 2004/2005 os títulos de campeão do país e da Copa dos Campeões, obtidos neste ano, e passa por um desmanche.
Ontem a imprensa portuguesa noticiou uma oferta, feita pelo Chelsea, de 30 milhões pelo zagueiro Ricardo Carvalho, que também se destacou na Eurocopa-2004, disputada em Portugal. O clube inglês já tirara do Porto o técnico José Mourinho, em junho.


Colaborou Fabio Victor, do Painel FC

Texto Anterior: O personagem: Roger joga pela 2ª vez neste ano e teme neblina
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.