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FUTEBOL
Investidores norte-americanos compram 49% da Traffic e passam a administrar torneios, clubes e TV
Bola tem um novo dono no Brasil
da Reportagem Local
Reforçado por US$ 25 milhões
em jogadores pelo seu sócio, o
Corinthians faz sua estréia esta
noite num campeonato sul-americano co-organizado pelo seu sócio, numa partida que será transmitida por uma emissora de TV
controlada pelo seu sócio.
Essa promiscuidade nos negócios do futebol brasileiro foi consumada ontem à tarde, quando a
Traffic S/A anunciou em Dallas
(EUA) a venda de 49% de seu patrimônio para a empresa de administração de fundos Hick, Muse,
Tate & Furts.
Com isso, esses investidores
norte-americanos passaram a
controlar, recolher lucros e ter voz
na gestão de negócios de interesses eticamente tão díspares como:
1) Os contratos publicitários da
Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como o firmado com a
fábrica de material esportivo Nike, que explora a imagem da seleção brasileira por dez anos em
troca de US$ 200 milhões;
2) A programação esportiva da
TV Bandeirantes, a emissora de
TV aberta que mais dedica tempo
ao esporte em sua grade;
3) Toda a gestão esportiva (administração, marketing, direitos
de imagem e licenciamento de
marca) do Corinthians, time mais
popular de São Paulo, o Estado
mais populoso e rico do Brasil;
4) A exploração publicitária de
alguns grandes estádios do Brasil,
como Morumbi e Mineirão;
5) A organização de eventos esportivos nacionais e internacionais, como o Campeonato Brasileiro, a Copa Mercosul, a Copa
América e as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, o evento esportivo mais importante do planeta.
Os termos financeiros da transação entre a Traffic, do empresário J. Hawilla, e o fundo HMTF
não foram divulgados.
Esta é a segunda ofensiva dos
norte-americanos no mercado
brasileiro. Em abril, a firma oficializou o acordo com o Corinthians,
comprando 85% do futebol profissional do clube.
A transação foi intermediada
pela Traffic, e sua idéia nasceu de
um encontro em janeiro, durante
uma feira de marketing esportivo
em Toulouse, na França.
O Muller Sports Group, braço
da HMTF para a área esportiva,
vai assumir a administração da
Traffic e já anunciou que aumentará o aporte de recursos para a
compra de direitos de transmissão de campeonatos.
"Assumimos um portfolio sem
paralelo na América Latina", declarou ontem Charles W. Tate,
um dos proprietários da HMTF.
A empresa tem sede em Dallas,
foi criada em 1989 e atualmente
gerencia cerca de US$ 36 bilhões
em investimentos no mundo todo
-US$ 2 bilhões é o total da carteira destinada a negócios nos países
latino-americanos.
"O futebol na América Latina
nunca foi exposto de forma a explorar todo o seu potencial. Vamos implantar estratégias para
remodelar sua organização", afirmou Roberto Muller, presidente
da Muller Sports Group.
Entre os próximos alvos do fundo de investimentos, estão os contratos de televisionamento do
Campeonato Brasileiro de futebol, hoje em poder da Rede Globo
e que estão sendo negociados,
com a intermediação da Traffic,
com o Clube dos 13, entidade que
reúne a elite dos times nacionais.
Neste ano, numa manobra que
já sugeria esta nova ofensiva da
HMTF, o Corinthians opôs-se à
renovação do acerto até 2004
-até então, uma mera formalidade, praticamente automática.
A dissidência pode ser reforçada nos próximos dias pelo Cruzeiro, que, ao lado de São Paulo e
Grêmio, também se aproxima da
firma norte-americana.
Como entra em um filão dominado pela Rede Globo, essa avançada norte-americana deve render novos "rounds".
Em sua edição de ontem, o diário "Gazeta Mercantil" divulgou
informação de que, numa reviravolta (ou não), a HMTF estaria
negociando um contrato de US$
500 milhões com a organização
carioca. O que selaria a paz entre
as duas empresas seria a criação
de um canal pan-americano de
programação esportiva.
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