São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
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FUTEBOL
Investidores norte-americanos compram 49% da Traffic e passam a administrar torneios, clubes e TV
Bola tem um novo dono no Brasil

da Reportagem Local

Reforçado por US$ 25 milhões em jogadores pelo seu sócio, o Corinthians faz sua estréia esta noite num campeonato sul-americano co-organizado pelo seu sócio, numa partida que será transmitida por uma emissora de TV controlada pelo seu sócio.
Essa promiscuidade nos negócios do futebol brasileiro foi consumada ontem à tarde, quando a Traffic S/A anunciou em Dallas (EUA) a venda de 49% de seu patrimônio para a empresa de administração de fundos Hick, Muse, Tate & Furts.
Com isso, esses investidores norte-americanos passaram a controlar, recolher lucros e ter voz na gestão de negócios de interesses eticamente tão díspares como:
1) Os contratos publicitários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como o firmado com a fábrica de material esportivo Nike, que explora a imagem da seleção brasileira por dez anos em troca de US$ 200 milhões;
2) A programação esportiva da TV Bandeirantes, a emissora de TV aberta que mais dedica tempo ao esporte em sua grade;
3) Toda a gestão esportiva (administração, marketing, direitos de imagem e licenciamento de marca) do Corinthians, time mais popular de São Paulo, o Estado mais populoso e rico do Brasil;
4) A exploração publicitária de alguns grandes estádios do Brasil, como Morumbi e Mineirão;
5) A organização de eventos esportivos nacionais e internacionais, como o Campeonato Brasileiro, a Copa Mercosul, a Copa América e as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, o evento esportivo mais importante do planeta.
Os termos financeiros da transação entre a Traffic, do empresário J. Hawilla, e o fundo HMTF não foram divulgados.
Esta é a segunda ofensiva dos norte-americanos no mercado brasileiro. Em abril, a firma oficializou o acordo com o Corinthians, comprando 85% do futebol profissional do clube.
A transação foi intermediada pela Traffic, e sua idéia nasceu de um encontro em janeiro, durante uma feira de marketing esportivo em Toulouse, na França.
O Muller Sports Group, braço da HMTF para a área esportiva, vai assumir a administração da Traffic e já anunciou que aumentará o aporte de recursos para a compra de direitos de transmissão de campeonatos.
"Assumimos um portfolio sem paralelo na América Latina", declarou ontem Charles W. Tate, um dos proprietários da HMTF.
A empresa tem sede em Dallas, foi criada em 1989 e atualmente gerencia cerca de US$ 36 bilhões em investimentos no mundo todo -US$ 2 bilhões é o total da carteira destinada a negócios nos países latino-americanos.
"O futebol na América Latina nunca foi exposto de forma a explorar todo o seu potencial. Vamos implantar estratégias para remodelar sua organização", afirmou Roberto Muller, presidente da Muller Sports Group.
Entre os próximos alvos do fundo de investimentos, estão os contratos de televisionamento do Campeonato Brasileiro de futebol, hoje em poder da Rede Globo e que estão sendo negociados, com a intermediação da Traffic, com o Clube dos 13, entidade que reúne a elite dos times nacionais.
Neste ano, numa manobra que já sugeria esta nova ofensiva da HMTF, o Corinthians opôs-se à renovação do acerto até 2004 -até então, uma mera formalidade, praticamente automática.
A dissidência pode ser reforçada nos próximos dias pelo Cruzeiro, que, ao lado de São Paulo e Grêmio, também se aproxima da firma norte-americana.
Como entra em um filão dominado pela Rede Globo, essa avançada norte-americana deve render novos "rounds".
Em sua edição de ontem, o diário "Gazeta Mercantil" divulgou informação de que, numa reviravolta (ou não), a HMTF estaria negociando um contrato de US$ 500 milhões com a organização carioca. O que selaria a paz entre as duas empresas seria a criação de um canal pan-americano de programação esportiva.


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