UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Comissão estuda 800 h para pôr a mão na massa

DA REPORTAGEM LOCAL

O principal método alternativo utilizado nos treinos da seleção tem sido Pilates. O preparador físico da equipe, Zé Elias, e os dois assistentes técnicos, Ana Moser e Paulo Cocco, têm habilitação para trabalhar com a técnica. Para isso, enfrentaram 800 horas de aulas e estágios.
Os exercícios usados hoje na seleção e que se tornaram febre nos últimos anos foram criados pelo alemão Joseph Pilates. Eles visam melhorar o condicionamento físico e o controle dos movimentos trabalhando corpo e mente de forma integrada.
E podem ser feitos com ou sem aparelhos aparelhos criados por Pilates. O mais usado na seleção tem sido as molas, que, presas à parede, são puxadas pelas atletas com as mãos e os pés.
Outra técnica trabalhada na seleção é a RPG (reeducação postural global), especialidade do fisioterapeuta Ricardo Prumes Regi, que tem como uma das principais preocupações corrigir desvios de postura.
Um dos exercícios mais comuns é executado a partir da posição de rã -deitada no chão, com as solas dos pés unidas, as pernas dobradas e os joelhos afastados em direção ao chão.
A partir dela, são feitos movimentos para alongar e contrair músculos, em conjunto com a respiração.
Bem menos conhecido, o GDS também foi incorporado ao dia-a-dia da seleção. O método divide o corpo em cadeias musculares e acredita que ele expressa aquilo que se pensa e se sente.
"Todas essas técnicas nos permitem individualizar o trabalho. Cada atleta tem uma demanda, e o ideal é podermos trabalhar as particularidades de cada uma delas", afirmou Zé Elias. (ML)


Texto Anterior: Equipe faz vigilância sobre a TPM
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: De Taffarel a Dida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.