São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oponentes intensificam jogo político

DO PAINEL FC

Enquanto o relatório final da CPI do Futebol começa a ser impresso na gráfica do Senado, o jogo político se intensifica nos corredores do Congresso.
Ontem, o grupo liderado por Álvaro Dias (PDT-PR), presidente da CPI, e Geraldo Althoff (PFL-SC), relator, ganhou o apoio formal de deputados da extinta CPI da CBF/Nike.
O deputado Pedro Celso (PT-DF) liderou na Câmara um ato público em favor do relatório de Althoff, que vai pedir ao Ministério Público o indiciamento de 14 dirigentes, entre eles Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Eurico Miranda, presidente do Vasco, e Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista.
O grupo contrário ao texto de Althoff passou o dia em torno da definição de sua estratégia para tentar barrar o texto.
O próprio Teixeira estaria em Brasília e teria liderado pessoalmente as reuniões ontem.
Em comum, os dois grupos têm apenas o discurso otimista.
"Não tenho dúvidas de que vamos aprovar o nosso relatório da moralização", disse Dias.
"Se a votação fosse hoje [ontem", ganharíamos", afirmou Gilvam Borges (PMDB-AP), contrário ao texto de Althoff.
A CPI do Futebol é composta por 13 senadores, de acordo com a representatividade de cada bancada no Senado. PFL e PMDB são os partidos com maior número de membros na comissão e, ao que tudo indica, vão definir a votação do relatório.
Os dois partidos mantêm relações históricas com a CBF, que ajudou a financiar as campanhas de 18 políticos nas eleições de 1998, entre elas a do líder do PFL no Senado, José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte.
A previsão de Dias é distribuir o relatório para os integrantes da comissão amanhã.
Dentro desse cronograma, as discussões teriam início na próxima terça-feira, e a votação ocorreria na quinta-feira.
Em seguida, o texto seria enviado ao Ministério Público, que pode levar adiante as investigações e, eventualmente, propor ações contra possíveis acusados. (JAB)

Texto Anterior: CPI ignora Pelé e se complica no final
Próximo Texto: Quem está no relatório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.