São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL FC


Goleada
A União Européia avisou à Fifa e à Uefa que a chamada lei Bosman não vai mudar. A decisão é a maior derrota política da cúpula do futebol desde a vitória do jogador Bosman na Corte Européia de Justiça, que transformou as relações de trabalho no futebol do continente.

Indenização
Joseph Blatter tinha esperança que se fixasse um número mínimo de jogadores nacionais em cada equipe -ele desejava seis. Queria também acabar com o direito de os jogadores mudarem de clube no fim do contrato sem pagar indenização. No Brasil, o Clube dos 13 também se frustrou.

Indefinição
A criação do Clube Brasil, que reúne os clubes da Série B do Brasileiro, fundado no final de semana, teve dois desfalques por conta da indefinição da CBF em relação ao próximo campeonato. Botafogo-SP e Paraná, rebaixados, ainda esperam disputar a elite neste ano.

Sem conversa
Também esperando está o Gama, que foi convidado a participar da nova associação, mas tem vaga garantida pela Justiça na Série A. A nova entidade quer ampliar a representação dos pequenos na CBF, hoje dominada pelo Clube dos 13.


Bom gatinho
O advogado de Sandro Hiroshi, Maurizio Colomba, vai defender a tese de que o jogador não quis prejudicar ninguém ao falsificar seus documentos. Mas não há como esquecer, que por causa de Hiroshi, atletas deixaram de jogar até na seleção.

Epidemia
O técnico do São Paulo, Levir Culpi, assim como seu colega e amigo Luís Felipe Scolari, também anda irritado com a imprensa. "Vou fazer como Felipão e pegar uma dor de garganta também", disse. O técnico do Palmeiras não dá entrevistas. Alega problemas na garganta.


Desvio
Será no próximo dia 10 , no Fórum Criminal de São Paulo, o interrogatório dos réus pela Justiça no processo que apura o sumiço de R$ 130 mil dos cofres da Lusa, ligados à tentativa de suborno do goleiro Nasser da Portuguesa Santista, no Campeonato Paulista-98.

Passos lentos
O presidente da Lusa, Amilcar Casado, o vice de futebol, Ilídio Lico, o ex-diretor Camões Salazar e o empresário de futebol Toninho Silva são acusados de se apropriarem do dinheiro do clube. O processo foi atrasado por uma ação de Casado, mas recomeçou a andar.

Recurso
Os advogados do empresário Damião Garcia vão recorrer ao Tribunal de Justiça contra a determinação de uma vara de primeira instância de não executar a decisão, proferida por ela mesma, de afastar Alberto Dualib da presidência do Corinthians.

Fracasso
Enquanto luta por poder no Corinthians, Garcia é execrado em Bauru (SP), onde, sob sua direção, o Noroeste foi rebaixado à Série A-3 do Estadual de 1999 e correu até risco de fechar. Apesar de ter investido no clube, Garcia não agradou.

Placas
A compra dos direitos sobre a publicidade estática nos estádios do Paulista-2000 pela Globo deu um alento aos clubes do interior, que antes não conseguiam negociar os espaços. A receita de alguns times nesse setor dobrou em relação a 1999.

Propaganda
O futebol brasileiro será tema de um documentário da emissora de televisão japonesa Fuji Television Netwoork para promover a Copa do Mundo de 2002, na Coréia e no Japão. Ontem, uma equipe filmou na sede da CBF a réplica da taça conquistada em 1994 nos EUA.

DIVIDIDA
Do meia Petkovic, do Flamengo, sobre o árbitro Cláudio Cerdeira, com quem já disputou quatro jogos e perdeu todos:
- Eu não consigo jogar quando ele apita. Fui agarrado o tempo todo, e ele não fez nada. No Vitória, eu já tinha dito que, com ele apitando, não entrava mais em campo.

CONTRA-ATAQUE
Bom de papo
Dois dias antes do início dos treinos para o GP do Brasil, realizado no último domingo, em Interlagos, o assunto no CT do São Paulo era a F-1.
Raí havia recebido um convite da assessoria da Ferrari, a escuderia italiana, para conhecer o carro do alemão Michael Schumacher e para pilotar um modelo esportivo em Interlagos.
Alegando "timidez", o são-paulino recusou o convite, para desespero de seus companheiros e até do técnico Levir Culpi.
Apaixonados por carros importados e telefones celulares, os jogadores diziam que não perderiam por nada o convite. O mesmo fez o treinador:
- Eu aceitaria dirigir um modelo da Ferrari. Deve ser uma sensação maravilhosa poder acelerar à vontade na pista.
Os jogadores que ouviram a conversa fizeram cara de espanto e admiração, diante da revelação inesperada de que o treinador gostava de automobilismo e parecia ser um exímio piloto.
Empolgado, Levir continuou:
- Não perderia essa oportunidade por nada. Estou inclusive aberto a um convite.
Quando todos à sua volta já o enxergavam como expert no assunto, Levir acrescentou:
- Pena que eu dirijo mal.

E-mail painelfc.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Volante leva mais estilo à posição
Próximo Texto: Tênis: Kuerten volta às quartas após jejum de sete meses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.