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AUTOMOBILISMO
Líder dos Mundiais de Pilotos e Construtores, McLaren é a grande beneficiada com a medida da entidade
FIA cede e adia fim da eletrônica na F-1
FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL
Líder do Mundial de F-1, com
duas vitórias em dois GPs disputados, a McLaren voltou a triunfar
ontem. Desta vez, nos bastidores.
A FIA (entidade máxima do automobilismo) adiou pela segunda
vez o banimento dos recursos eletrônicos na categoria. Itens como
os controles de tração e de largada
e o câmbio automático poderão
ser usados durante todo o ano e só
estarão proibidos a partir de 2004.
O motivo para o novo adiamento é uma ação movida pela McLaren, em conjunto com a Williams,
na Câmara Internacional de Comércio, em Lausanne, na Suíça.
Os dois times argumentam que
o fim da eletrônica, no meio da
temporada, implicaria gastos extras para adaptar os carros e ainda
reduziria a segurança dos pilotos.
"Enquanto o caso não for resolvido pelo tribunal, as equipes estão livres para usar esses recursos.
O banimento fica adiado para o
primeiro GP de 2004", afirma a
nota divulgada ontem pela FIA.
A idéia original da entidade,
dentro de seu pacote para reduzir
custos, era proibir a eletrônica já
no início deste ano. Atendendo a
pedidos dos times, que alegavam
já estarem com seus carros prontos, a medida foi adiada para o GP
da Inglaterra, 11ª das 16 etapas do
Mundial, no final de julho. Agora,
mais uma vez, foi postergada.
Além da vitória moral sobre a
FIA, a McLaren é a maior beneficiada do ponto de vista técnico.
Enquanto as outras equipes já
gastaram tempo e dinheiro em
testes com os carros modificados,
a escuderia de Ron Dennis passou
as últimas semanas finalizando
seu novo modelo, o MP4/18.
Assim, quando ele for para a
pista, provavelmente dentro de
duas semanas, não terá que servir
para nenhuma experiência.
Hoje, a McLaren lidera os Mundiais de Pilotos e Construtores.
No primeiro, tem Kimi Raikkonen na ponta da tabela e David
Coulthard como vice-líder. No segundo, aparece com dez pontos
de vantagem sobre as segundas
colocadas, Renault e Ferrari.
Para a escuderia italiana, a boa
fase da rival é preocupante. Principalmente porque a Ferrari não
conseguiu se acertar neste ano.
Em Barcelona, ontem, último
dia de testes das equipes para o
GP Brasil, Michael Schumacher
foi apenas o quinto colocado. Ele
treinou com o modelo F2002, do
ano passado, que será usado em
Interlagos na semana que vem.
A Williams foi a mais rápida em
três dos quatro dias de testes. A
McLaren foi a mais veloz na quarta-feira e, nas outras sessões, ficou
sempre com o segundo tempo.
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