São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Pela 1ª vez como profissional, brasileiro, que joga hoje pelo torneio de duplas, encara retorno após dois meses parado

Em Mallorca, Guga tem desafio inédito

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten, 25, enfrenta hoje, em Mallorca (ESP), uma situação inédita em sua carreira.
O tenista estréia amanhã no torneio espanhol contra um adversário inédito, o russo Nikolay Davydenko. Além disso, volta hoje à atividade após passar por uma cirurgia, situação que nunca havia enfrentado desde que começou no circuito profissional, em 1995.
O brasileiro foi operado no quadril direito, no final de fevereiro, em Nashville, nos EUA.
Guga começa sua participação em Mallorca hoje, no torneio de duplas, ao lado do brasileiro André Sá. Os dois irão enfrentar o sul-africano Chris Haggard e o belga Tom Vanhoudt.
"Acho que vai ser bom fazer esse jogo de duplas ao lado do André Sá. Já vai dar para ver mais ou menos como vai ser. Vou poder sentir de novo esse clima de competição antes de estrear na chave de simples", contou o tenista.
Mesmo sentindo falta de ritmo de jogo -não atua desde fevereiro, quando foi eliminado do Torneio de Buenos Aires por Agustin Calleri-, Kuerten entra no Torneio de Mallorca como o principal favorito ao título.
A competição espanhola, que terá sua quinta edição neste ano, não contará com nenhum tenista ranqueado entre os 20 primeiros na classificação da ATP, com exceção do brasileiro.
Fora do circuito há dois meses, Guga perdeu apenas uma posição, na semana passada. Contudo, em razão do fracasso do Juan Carlos Ferrero (ESP) em Barcelona, na lista que a ATP divulga hoje, o brasileiro ocupa a vice-liderança no ranking de entradas, atrás de Lleyton Hewitt (AUS).
A maioria dos tenistas de ponta optou por participar do Torneio de Munique, que também tem início hoje. A competição alemã contará, por exemplo, com o sueco Thomas Johansson, líder da Corrida dos Campeões, e com o russo Ievguêni Kafelnikov, quarto colocado no ranking de entradas.
Se não bastasse isso, Guga estará de volta às competições jogando em um torneio no saibro, piso em que historicamente obteve seu melhor desempenho.
Em Mallorca, Kuerten defende uma invencibilidade histórica.
Na única vez em que atuou no piso de terra batida da cidade espanhola, conquistou o título. Em 1998, o brasileiro venceu na decisão o local Carlos Moyá por 2 sets a 1. Os organizadores da competição contam com o carisma de Kuerten para conseguir gerar maior interesse no torneio.
Uma vitória na Espanha ajudaria também o brasileiro a manter-se entre os primeiros. O Torneio de Mallorca, além de distribuir US$ 400 mil em prêmios, vale 175 pontos no ranking de entradas e 35 na Corrida dos Campeões.
Bem classificado no ranking de entradas, Guga está em 163º lugar na Corrida, com somente dois pontos -um conquistado no Aberto da Austrália e outro no Torneio de Buenos Aires.
Davydenko, rival de Guga na estréia, ocupa apenas o 83º posto na lista de entradas e a 95ª posição na Corrida dos Campeões.
Seus principais feitos neste ano não foram promissores: chegou às oitavas-de-final nos inexpressivos torneios de Heilbronn (Alemanha) e de Wroclaw (Polônia).
O principal problema para a partida de amanhã, segundo Guga, é a falta de informação sobre o jogo do adversário.
"Conheço muito pouco o Davydenko. Nem sei como ele joga. Mas estou me sentindo bem, feliz em quadra e fiz bons treinos aqui em Mallorca. Agora é entrar na quadra e ver o que vai acontecer", afirmou o tenista brasileiro.
De acordo com o técnico Larri Passos, as características do russo favorecem o jogo de Kuerten.
"O Davydenko não é um grande sacador. Ele joga no fundo da quadra. É um cara que vai permitir que o Guga fique trocando bola", analisou o treinador.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Vôlei: Banespa e Minas decidem a Superliga
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: A lista das convocadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.