São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

A lista das convocadas

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Fim de Superliga, começa agora a temporada de seleção brasileira. Nesta semana, o técnico Marco Aurélio Motta vai anunciar a lista das convocadas do MRV-Minas e do BCN/Osasco, mas a relação já foi enviada para os organizadores da Volley Masters, antiga Copa BCV, primeiro torneio da seleção.
Segundo o site oficial da competição, foram inscritas 18 atletas, 11 são dos dois times finalistas. Do Minas, a novidade é a central Marina, uma das revelações da Superliga. Outra novidade é a volta da Ângela Moraes à seleção. Também foram relacionadas Érika, Elisângela e Fofão.
Da equipe de Osasco foram inscritas as ponteiras Virna, Jaqueline e Paula, a central Valeskinha, a levantadora Marcelle e a líbero Arlene. A surpresa é que Carol, a levantadora titular de Osasco, ficou fora da lista. Arlene, na sua primeira temporada como líbero, também já chegou à seleção.
As outras sete inscritas já estão treinando. São elas: as ponteiras Raquel (Rexona) e Alessandra Fantoni (São Caetano); as centrais Karin Rodrigues (Campos), Waleswska (Rexona) e Kátia Rodrigues (Pinheiros); a levantadora Fabiana Berto (Rexona) e a líbero Fabiana Oliveira (Campos).
O mesmo grupo deverá ser a base que vai disputar o Grand Prix, a partir de julho, e o Campeonato Mundial, em agosto, na Alemanha. O Volley Masters começa dia 4 de junho. Além do Brasil, o torneio terá Itália, Japão, China, Holanda, Rússia, Cuba e EUA.
A outra novidade na seleção é a contratação de um preparador físico. O escolhido foi Renato Meireles, ex-Pirelli. Até a temporada passada, o técnico Marco Aurélio Motta, por opção própria, acumulava as duas funções. E isso era motivo de crítica das jogadoras. Vamos ver se a turma agora se entende melhor.
Já na decisão da Superliga não houve novidade na vitória do Minas sobre o Osasco por 3 sets a 1, na terceira e última partida. Foi um resultado anunciado já na partida anterior, quando o BCN ganhou os dois primeiros sets, precisava vencer apenas mais um para chegar ao título e permitiu a reação do adversário.
O Minas, que havia perdido o primeiro confronto por 3 sets a 0, recobrou a confiança. No sábado, contou também com o apoio poderoso de mais de 21 mil torcedores, que lotaram o Mineirinho. O público foi um espetáculo à parte já que há muito não se via tantos torcedores em uma decisão de clubes de vôlei no país.
Na quadra, o que chamou a atenção nestas finais foi o desempenho do sistema defensivo das duas equipes. O bloqueio do Minas, por exemplo, impressionou. Nos dois últimos jogos, o time, com Marina e Ângela Moraes perfeitas, fez uma média de 15 pontos nesse fundamento.
Mas o que fez a diferença foi o saque. A equipe mineira alternou saques curtos, como os de Fofão, com os mais forçados, como os de Érika, e quebrou a recepção adversária. O time concentrou a maioria dos saques em cima de Virna e conseguiu anular a principal atacante de Osasco.
Não dá para esquecer que o Minas, do valente Antônio Rizola, tem Fofão e contou com um desempenho mais regular de Érika, Elisângela e Cristina Pirv. O BCN, do técnico Zé Roberto, também foi um grande adversário e teve méritos como revelar Paula e Jaqueline e descobrir em Arlene uma grande líbero.

ITALIANO 1

O Modena largou na frente na luta pelo título do Campeonato Italiano. Na primeira partida da série melhor de cinco, derrotou o Sisley Treviso, do atacante Bernardi, por 3 sets a 1, com parciais de 25/ 22, 25/20, 24/26 e 25/17. Os destaques da equipe do Modena foram o levantador norte-americano Lloy Ball e o atacante Iakovlev. O atleta russo foi o maior pontuador do jogo, com 18 pontos marcados. As duas próximas partidas da série decisiva serão realizadas na quarta-feira e no sábado, em Treviso.

ITALIANO 2

O Brescia, do jogador brasileiro Joel, ficou fora da decisão do título da Série A-2 do Campeonato Italiano. A equipe foi eliminada pelo Perugia. Na série semifinal, em melhor de três partidas, o Brescia sofreu duas derrotas -uma por 3 sets a 2 e outra por 3 sets a 1. O time do Perugia vai decidir o título contra o Verona. O vencedor da A-2 será promovido para à série principal.

E-mail
cidasan@uol.com.br

Texto Anterior: Tênis: Em Mallorca, Guga tem desafio inédito
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Chapéu ganha jogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.