São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Doping por THG faz Brasil ser 2º em Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira punição de doping por THG, o novo esteróide anabólico, fez o Brasil subir um degrau no pódio do Mundial de Paris-03. A equipe nacional de revezamento 4 x 100 m herdou a medalha de prata com a desclassificação da Inglaterra da disputa.
Dwain Chambers, 25, que integrou o time britânico, foi suspenso ontem por ter sido flagrado para THG. Ele testou positivo em um exame feito fora de competição no dia 1º de agosto, em Saarbrücken (Alemanha), poucos dias antes do Mundial. "Já esperávamos essa decisão da Iaaf [entidade que comanda o atletismo], mas o processo foi abreviado", diz Roberto Gesta de Melo, presidente da confederação brasileira.
Chambers havia sido suspenso preventivamente pela federação britânica há dois meses. O competidor poderia ainda entrar com uma apelação na Corte de Arbitragem do Esporte, em Lausanne. Com isso, o processo iria se arrastar por mais quatro meses.
No entanto, sem ver chance de reverter sua situação, o inglês desistiu do recurso, acelerando o processo que concedeu a prata aos brasileiros. A alteração do pódio também deu o bronze à Holanda. Os EUA já tinham o ouro.
É a segunda vez neste mês que o revezamento do Brasil sobe um degrau do pódio. Na semana passada, foi cassada a medalha dos EUA da prova disputada no Pan-03 por causa de doping. Os brasileiros ficaram com o título.


Texto Anterior: Tênis: Guga encara hoje o maior freguês
Próximo Texto: Olimpíada: Segurança já custa US$ 1,2 bi para Atenas-04
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.